Gleisi chama Tarcísio e Bolsonaro de “traidores” por apoio a Trump


Ex-presidente do PT, Gleisi Hoffmann classificou como “chantagem” a imposição da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada na quarta-feira (9/7) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Atual ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi atacou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem chamou de traidores por apoiarem a medida adotada por Trump.

“Quem está colocando ideologia acima dos interesses do país é o governador Tarcísio e todos os cúmplices de Bolsonaro que aplaudem o tarifaço de Trump contra o Brasil. Pensam apenas no proveito político que esperam tirar da chantagem do presidente dos EUA, porque nunca se importaram de verdade com o país e o povo”, criticou Gleisi.

1 de 3

Tarcísio de Freitas acusou Lula de colocar ideologia acima da economia brasileira

Isabella Finholdt

2 de 3

Gleisi Hoffmann chamou o ex-presidente Jair Bolsonaro de “traidor” pela defesa a Donald Trump

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

3 de 3

A ministra Gleisi Hoffmann chamou Tarcísio e Bolsonaro de “traidores” por defender tarifa de Trump

Breno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto

“Estamos diante do maior ataque já feito ao Brasil em tempos de paz, visando atingir não apenas nossa economia, mas também a soberania nacional e a própria democracia. É a continuação do golpe pelo qual Bolsonaro responde no STF, agora usando tarifas de um país estrangeiro para impor seu projeto ditatorial. É nessa hora que uma nação distingue os patriotas dos traidores”, afirmou a ministra.

O anúncio da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA foi anunciado por Trump em uma carta enviada a Lula. O presidente norte-americano alegou que o Brasil não estava “sendo bom” para os EUA e apontou “ataques insidiosos” contra eleições livres no país. Trump também mencionou o que chamou de “perseguição” a Bolsonaro por seu indiciamento por tentativa de golpe em 2022.

Nas redes sociais, Tarcísio de Freitas culpou a política externa de Lula pelo decreto da tarifa. “Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado. Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil. Outros países buscaram a negociação [com os EUA}. Não adianta se esconder atrás de Bolsonaro. A responsabilidade é de quem governa. Narrativas não resolverão o problema”, escreveu o governador.

A nova taxa estabelecida por Trump sobre produtos brasileiros entra em vigor em 1º de agosto e será cobrada separadamente de outras tarifas setoriais, como as que incidem sobre aço e alumínio. Em abril deste ano, o Brasil já havia sido atingido por um tarifaço de 10%. Além disso, as tarifas de 50% agora também passam a afetar diretamente o setor siderúrgico nacional.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.