Golfinho “nariz-de-garrafa“ interage com humanos na costa do México


Um golfinho-roaz, também conhecido como “nariz-de-garrafa”, se tornou o novo mascote da cidade costeira de Topolobampo, no estado de Sinaloa, no México.

Nomeado de Pechocho pelos turistas, o animal vive sozinho por décadas em uma caverna, onde não interage com outros golfinhos, mas recebe humanos que vêm acariciá-lo ou até mesmo nadar com ele.

O prefeito de Sinaloa, Juan Ulises Pinzon, disse que seu nome deriva da palavra espanhola “precioso” (lindo) e que os visitantes passaram a chama-lo carinhosamente quando ele chegou a cidade. Ele também explicou que o animal se aproxima das pessoas após leves movimentos na água.

“O que fazemos é agitar a água e, quando ele chega, nós o acariciamos como se estivéssemos coçando, e ele continua aproveitando. Acho que o golfinho sente a vibração das pessoas, já que, quando a vibração é muito forte, ele mal deixa que se aproximem, ou até mesmo que o deixem toca-lo”, explicou.

Veja o momento abaixo:

Os golfinhos geralmente são considerados animais sociáveis. No entanto, de acordo com a Reuters, pesquisas documentaram um pequeno grupo conhecido como “golfinhos solitários-sociáveis”, que vivem separados de sua própria espécie e frequentemente se associam a humanos em graus variados.

Desde 2008, há registros de 40 golfinhos solitários no mundo, incluindo Pechocho, que supostamente é o último membro sobrevivente da espécie “nariz-de-garrafa” em águas mexicanas, que apareceu pela primeira vez no país por volta de 1992.

Pinzon afirma ter visitado Pechocho há 30 anos, quando ainda tinha um ano de idade. No entanto, o oceanógrafo Eduardo Morteo observou que é incomum que animais em habitat selvagem vivam por mais de duas décadas. Ele especulou se o animal foi identificado incorretamente ou substituído por outro indivíduo.

De acordo com relatos da mídia, a mãe de Pechocho chegou à baía de Topolobampo quando o furacão Ismael atingiu a costa do Pacífico em 1995, e o simpático filhote permaneceu na caverna após a morte sua morte. Atualmente, o governo local está considerando homenageá-lo conforme ele envelhece.



Veja matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.