histórias que transformam vidas em Campo Grande – CGNotícias


Parcerias sólidas e um olhar humano para quem mais precisa. Esse é o segredo da Escola Funsat para transformar o Programa Mulheres Mil em referência nacional. Já são nove turmas formadas em Campo Grande, com apoio da Rede de Assistência Social do Município, que garante acolhimento a mais de 250 crianças, filhos das alunas que decidiram investir em um futuro melhor.

Entre as histórias inspiradoras, está a da família Souza, que decidiu encarar o desafio em conjunto. Elizabete (55), Thaís (29) e Camila (31), mãe e filhas, dividem a mesma sala no CRAS Estrela Dalva. “Fui a primeira a me inscrever e logo avisei minhas filhas. Tenho certeza que esse curso vai mudar a vida de todas nós”, conta Elizabete, emocionada.

Thaís quase desistiu por causa da filha recém-nascida, mas recebeu o apoio necessário. “Me disseram que eu poderia levar a bebê comigo para a sala de aula. Foi uma bênção, porque assim posso estudar sem abrir mão da maternidade”, relata.

Para Camila, a oportunidade é motivo de orgulho. “Esse conhecimento vai nos ajudar muito, tanto no mercado de trabalho quanto na vida. E o melhor é poder estudar perto de casa”.

Histórias como a da mamãe Rafaela, que frequenta as aulas com o pequeno Deryck no colo, e da aluna Josiane, que voltou a estudar depois de anos e já sonha em abrir o próprio negócio, mostram como o Mulheres Mil é mais que capacitação: é superação, rede de apoio e transformação social.

Segundo a professora Mariana Gutierres, responsável pelo módulo “Cidadania, Gênero e Direito das Mulheres”, a força do programa está justamente no vínculo criado. “Elas formam uma comunidade, se apoiam, indicam umas às outras, prestigiam os negócios das colegas. O conteúdo vai muito além da sala de aula: é sobre encorajamento e pertencimento”.

A diretora da Escola Funsat, Elaine Dias, reforça o impacto da ação. “Cada turma cria laços que ficam para a vida. Nós também aprendemos com elas e comemoramos cada conquista. O Mulheres Mil prova, na prática, o poder da educação para mudar destinos”.

Rumo a mil diplomas

Com 640 certificadas em oito bairros da Capital, Campo Grande tem uma das menores taxas de evasão do Brasil dentro do programa. Desde a implantação, apenas oito alunas desistiram. Para a Funsat, o sucesso vem da qualidade dos cursos, da bolsa-auxílio de R$ 10 por dia de presença e do suporte às mães, que podem contar com o cuidado da SAS para seus filhos.

“Nosso compromisso é ampliar cada vez mais o atendimento e manter esse padrão de excelência”, destaca o diretor-presidente da Funsat, João Henrique Bezerra.

Atualmente, o CRAS Estrela Dalva conta com 75 alunas em formação, com conclusão prevista para setembro.

Serviço:

A Escola Funsat funciona no 1° andar da Fundação, na Rua 14 de Julho, 992 – Vila Glória.
Informações: (67) 4042-0585 / Ramal 5820 ou WhatsApp (67) 3314-3089.
Instagram: @funsat.cg





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.