Humberto Costa assume mandato-tampão no PT


O senador Humberto Costa (PT-PE) foi escolhido para assumir o mandato-tampão no Partido dos Trabalhadores (PT), diante da posse da atual presidente da legenda, Gleisi Hoffmann (PR), na Secretaria de Relações Institucionais (SRI).

A princípio, Costa deve permanecer ao menos até julho, quando as eleições internas da sigla estão marcadas.

A escolha estava entre o senador e o atual líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (CE). Como o deputado permanece na liderança e precisaria renunciar, Costa foi apontado para comandar o partido pela CNB (Construindo um Novo Brasil), corrente majoritária na legenda.

A nomeação de Gleisi para a articulação política antecipou a disputa pelo comando da legenda, que terá eleições internas diretas neste ano.

Ao assumir o mandato-tampão, Costa vai representar o grupo de Gleisi na presidência e deve tentar articular para permanecer na presidência do PT.

A deputada federal defende um nome do Nordeste para o comando da legenda. Há a avaliação que a indicação de Costa fortalece o grupo da futura ministra.

Outro candidato é Edinho Silva (SP), ex-prefeito de Araraquara. Preferido do presidente Lula, Edinho também é da corrente da CNB, o que demonstra um racha interno na legenda.

Recentemente, o PT também aprovou mudanças no estatuto interno, que permitem aos dirigentes permanecerem por mais de três mandatos na executiva nacional.

Com isso, há uma articulação para a permanência da atual Secretaria Nacional de Finanças, Gleide Andrade (MG), aliada de Gleisi, na função.



Veja Matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.