Inauguração de novo prédio da reitoria da UFGD é adiada


A Reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) informa que a solenidade de inauguração do novo prédio da reitoria, inicialmente prevista para o dia 2 de setembro de 2025, foi adiada para data ainda a ser definida.

A alteração ocorre em razão da impossibilidade de participação do ministro da educação, Camilo Santana, que foi convocado pelo presidente da república para compromissos oficiais na mesma data. Assim que a nova data for definida, a UFGD comunicará amplamente à comunidade acadêmica, às autoridades e à sociedade em geral.

Localizado logo na entrada da Cidade Universitária, o prédio da Reitoria é considerado um “cartão de visitas” da instituição. Após passar mais de 10 anos figurando como uma obra inacabada, agora o edifício se transforma em um símbolo positivo de consolidação da UFGD.

Com 3.015,47 m² de área construída, a nova sede da Reitoria dispõe de 226 postos de trabalho e 56 salas distribuídas em três pavimentos. O espaço reunirá a Reitoria, as pró-reitorias e setores administrativos hoje localizados na Unidade 1, além da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), atualmente instalada na Unidade 2. A exceção será a Pró-Reitoria de Administração, que irá para o antigo prédio da Prefeitura Universitária junto com a Superintendência de Infraestrutura. A mudança está prevista para outubro e será realizada de forma gradual, sem interrupção dos serviços.

INVESTIMENTO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA

O investimento total na obra foi de R$ 11.836.902,49. A construção começou em 2009, com recursos da Lei Orçamentária Anual de 2010 e 2011, além de arrecadação própria da universidade. Após paralisações, a retomada foi viabilizada em 2023 por meio de emendas parlamentares da bancada de Mato Grosso do Sul, recursos das Leis Orçamentárias de 2024 e 2025 e arrecadação própria de 2025, somando R$ 9,8 milhões.

Segundo a gestão da UFGD, esse avanço só foi possível graças à articulação junto à bancada federal do estado. O trabalho do reitor Jones Goettert e do então pró-reitor de Avaliação Institucional e Planejamento, Etienne Biasotto, garantiu não apenas recursos para investimentos, mas também para custeio, o que possibilitou normalizar o funcionamento de diversas áreas da universidade.

RETOMADA DA OBRA

O caminho até a conclusão foi desafiador. Em 2013, após 58% do projeto executado, o contrato com a primeira empresa foi rescindido por descumprimento de prazo. Uma tentativa em 2014 fracassou na licitação, e outra em 2019 não avançou por falta de recursos.

Após 12 anos de paralisação, em 2021 a UFGD contratou uma empresa especializada para elaborar um laudo técnico para avaliar as condições da estrutura e propor soluções. Projetos complementares também foram ajustados com alterações de layouts para atender às necessidades atuais e às normas técnicas. Assim, em 2023, de posse das soluções propostas para o tratamento e reforço da estrutura em concreto armado, a obra foi finalmente retomada com a assinatura do Contrato nº 32/2023 com a empresa Poligonal Engenharia e Construções Ltda., resultando na conclusão da nova sede administrativa.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.