INSS participa de mutirão de atendimento a ribeirinhos no Rio Paraguai


A partir desta segunda-feira (15), a Gerência-Executiva do INSS em Campo Grande participa do mutirão de atendimentos aos ribeirinhos do Rio Paraguai, como parte das atividades da Justiça Federal Itinerante. A iniciativa, que chega à sua 10ª edição na região de Corumbá, na divisa com a Bolívia, tem como objetivo levar serviços essenciais a comunidades em áreas de difícil acesso.

As ações serão realizadas ao longo de toda a semana, com início na localidade conhecida como Barra do São Lourenço, na divisa entre o estado do Mato Grosso e o sul da Bolívia. A Justiça Itinerante já realizou mais de 18 mil atendimentos nas edições anteriores, segundo a juíza federal Monique Marquioli, coordenadora da iniciativa.

Durante a ação, servidores do INSS e procuradores federais prestarão atendimentos voltados, especialmente, aos segurados rurais da região. A expectativa é atender cerca de 300 segurados, conforme levantamento prévio realizado por assistentes sociais da Prefeitura de Corumbá, que atuam junto às comunidades ribeirinhas durante todo o ano.

A rota do mutirão — conhecida como Tramo Norte — conta com o apoio logístico da Marinha do Brasil e inclui paradas nas comunidades de Paraguai Mirim, nos dias 16 e 17, e Jatobazinho, nos dias 18 e 19. A iniciativa reforça o compromisso do INSS em garantir o acesso a direitos previdenciários a populações em situação de vulnerabilidade e em áreas remotas.

O projeto

O JEF Itinerante tem como missão promover o acesso à Justiça Federal a populações carentes, privadas do atendimento formal, residentes em áreas remotas e de difícil acesso, como ribeirinhas, assentamentos e aldeias indígenas. A iniciativa busca ampliar a interiorização da Justiça Federal da 3ª Região em Mato Grosso do Sul.

Entre novembro de 2021 e maio de 2025, foram realizadas 10 edições, com mais de 18 mil atendimentos, sendo que a Gerência-Executiva atuou em todas as expedições realizadas. As ações ocorreram em Corumbá, Coxim, Rio Paraguai – Tramo Norte (JEF Fluvial), Rio Paraguai – Tramo Sul (JEF Fluvial), Aldeias Limão Verde e Bananal em Aquidauana, Aldeia Jaguapiru em Dourados, Baixo Taquari, em Corumbá, Porto Murtinho e Assentamento Mutum.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.