Kaio Ramos lança segundo livro de poesias com edição acessível em Dourados


Charles Aparecido DRT 2080/MS

O poeta, escritor e artista visual Kaio Ramos lança neste sábado, 13 de setembro, o livro As Últimas Notícias do Século – Volume 2. O evento será às 19h com entrada gratuita no Casulo – Espaço de Arte e Cultura, localizado na Rua Reinaldo Bianchi, 398, no Parque Alvorada, em Dourados.

Com 80 páginas e classificação indicativa para maiores de 16 anos, a obra reúne poesias que provocam reflexões sobre cotidiano, memória, sentimentos e atravessamentos do tempo. O livro levou cinco anos para ser produzido.

“Esse livro, para mim, é um organismo vivo, que sempre se constrói. A ideia começou quando eu tinha 18, 19 anos. As Últimas Notícias do Século são uma poesia antropofágica, que grita vários assuntos, desde notícias de hoje até notícias de séculos passados”, explica Kaio.

ACESSIBILIDADE INÉDITA

Um dos diferenciais desta edição é o cuidado com a acessibilidade. A obra terá versão em audiolivro, narrada pelo próprio autor, e tradução em Libras, realizada pelo professor surdo Diego Alexandre Hacki em parceria com a intérprete Laryssa Durigon. Cada poema foi adaptado para garantir sensibilidade e compreensão ao público surdo.

“Esse será um dos primeiros livros traduzidos em língua da literatura surda no Mato Grosso do Sul, além de contar com audiolivro. Nunca se pensou em adaptar um livro de poesia para os surdos e eu quis quebrar essa barreira. A acessibilidade é fundamental, porque a literatura não pode ficar dentro de uma cúpula, inacessível para parte da sociedade”, afirma o poeta.

Para facilitar a experiência, a edição contará com QR Codes que levam a vídeos em Libras e ao audiolivro.

O PAPEL DA POESIA

Segundo o autor, a poesia continua sendo essencial no contexto atual. “A poesia vem desde muito tempo, desde a pré-história, quando registrávamos desenhos para falar do cotidiano. Ela vem para ressignificar, refletir, transformar. Quero deixar um legado ao Mato Grosso do Sul, reforçando suas belezas e suas urgências. A poesia vem para conscientizar e confortar”, destaca.

Kaio também ressalta que a motivação para escrever vem da necessidade de despertar novos leitores: “Há uma carência imensa de poesia no Brasil. Eu observo isso nas rodas literárias e nas escolas. As crianças e adolescentes não têm mais o hábito de sentir a poesia. Esse livro vem para gritar a importância de voltar a ler, a consumir literatura e ser ativo na própria narrativa.”

O LANÇAMENTO

A noite de lançamento reunirá arte e música. Além da apresentação e performance de Kaio Ramos, o cantor João Marineli fará um show com repertório de Música Popular Brasileira. O evento contará ainda com declamações de poemas, sessão de autógrafos e venda da obra. A entrada é gratuita e aberta ao público.

“O lançamento será performativo. Minha poesia também é corporal, declamativa, porque além de poeta eu sou ator. Não quero apenas colocar palavras no papel, mas transformar a palavra em corpo, em presença, para torná-la mais acessível”, afirma.

SOBRE O AUTOR

Nascido em São Paulo e radicado em Dourados, Kaio Ramos lançou em 2024 o primeiro volume de As Últimas Notícias do Século. Além da literatura, atua como artista visual, unindo imagem e palavra em projetos autorais. Formado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), também é educador e tem se dedicado a rodas literárias em escolas da região.

As Últimas Notícias do Século é um chamado. O título é uma ironia, como se fosse o fim do mundo, mas as últimas notícias continuam sendo as mesmas, só reformuladas. Esse livro vem para gritar, avisar e também confortar”, conclui o autor.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.