Lula almoça com militares que ocuparam função de Mauro Cid no Planalto


O presidente Lula fez questão de convidar para o almoço na sexta-feira (5/9), no Palácio da Alvorada, militares que exerceram, em seus governos anteriores, a mesma função que Mauro Cid ocupou na gestão Bolsonaro.

O encontro foi organizado pelo ministro da Defesa, José Múcio, e reuniu também os atuais comandantes das Forças Armadas e os ex-comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica nos primeiros governos Lula.

3 imagensLulaLula comanda segunda reunião ministerial do anoFechar modal.1 de 3

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no velório do jornalista Mino Carta.

Ramiro Brites/ Metrópoles2 de 3

Lula

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo3 de 3

Lula comanda segunda reunião ministerial do ano

Reprodução/Secom

Além deles, a coluna apurou que o almoço contou com a presença de quatro militares que atuaram como ajudantes de ordens do petista em suas duas primeiras gestões à frente do Palácio do Planalto, de 2003 a 2010.

A reunião de Lula com seus ex-ajudantes de ordens ocorreu no momento em que Mauro Cid está sendo julgado pela Primeira Turma do STF ao lado de Bolsonaro e de outros militares no chamado inquérito do golpe.

O julgamento começou no dia 2 de setembro e deve seguir até a sexta-feira (12/9). No processo, Cid, que chefiou a ajudância de ordens de Bolsonaro, fechou uma delação premiada na qual implicou o ex-presidente.

Quem é o atual ajudante de ordens de Lula?

Atualmente, a função de ajudante de ordens de Lula é exercida pelo capitão do Exército Valmir Moraes. O militar, contudo, já atuava como assessor e segurança do petista antes mesmo de ele voltar ao poder, em 2023.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.