Lula diz que ligou para Putin e pediu pelo fim da guerra na Ucrânia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (13), em Pequim, que chegou a ligar para o presidente russo, Vladimir Putin, antes da viagem na última semana para Moscou e pediu para que ele encerasse a guerra na Ucrânia.

“Eu tive a petulância de um dia ligar para o presidente Putin e dizer: pare com essa guerra e volte para a política, porque a política tá precisando muito de mudar o debate pelo crescimento da extrema-direita radicalizada nazista no mundo inteiro”, disse Lula.

O presidente ainda disse estar feliz com o resultado das conversas sobre paz no conflito e do resultado da viagem.

“E é com muito otimismo que eu vi a proposta do Putin, que eu vi a aceitação da proposta do Putin pelo Zelensky e que o presidente Xi Jinping e eu colocamos o resultado disso numa nota e divulgamos isso parabenizando tanto a proposta do Putin, quanto a aceitação do Zelensky na possibilidade de que ele se junte em Istambul e possam conversar de verdade. Ao invés de trocar tiros, trocar palavras”, acrescentou.

O presidente russo, Vladimir Putin, propôs “conversas diretas” com a Ucrânia na quinta-feira (15), em Istambul, na Turquia, em busca de um cessar-fogo entre os dois países.

A fala de Putin ocorre enquanto líderes europeus e os Estados Unidos pressionam Putin a concordar com um cessar-fogo de 30 dias, em busca de pôr fim ao conflito de três anos.



Veja matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.