Lula e Alckmin lançam “antídoto” para reagir a Trump


O governo Lula começa nesta terça-feira (15/7) a preparar um “antídoto” para amenizar as taxações anunciadas por Donald Trump a produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto.

O presidente publicará no Diário Oficial o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade. Pela manhã, o vice-presidente Geraldo Alckmin se reunirá com representantes do setor industrial para discutir diversificação do mercado consumidor, de modo a reduzir a dependência dos Estados Unidos.

3 imagensO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente dos EUA, Donald Trump, em montagemLula e TrumpFechar modal.1 de 3

Geraldo Alckmin e Lula

Breno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto2 de 3

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente dos EUA, Donald Trump, em montagem

Arte/Metrópoles3 de 3

Lula e Trump

Metrópoles

No começo da tarde, às 14h, Alckmin e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, terão agendas com integrantes do setor agropecuário, um dos mais atingidos pela taxações dos Estados Unidos.

Leia também

Lula deu a Alckmin a missão de diversificar os parceiros comerciais do Brasil. O Palácio do Planalto aposta em acordo comercial do Mercosul com a União Europeia, previsto para ser concluído ainda este ano, e no fortalecimento de parcerias com a Associação Europeia de Livre Comércio, composta por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Ainda há, no entorno de Lula, quem acredite que Trump recuará da alíquota de 55% anunciada a produtos brasileiros, mas, pelo sim pelo não, a diversificação nas parcerias comerciais virou palavra de ordem no Planalto como antídoto à ofensiva norte-americana.

Governo tenta evitar tarifaço

Enquanto o governo Trump não dá início ao tarifaço, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, atua para demover os Estados Unidos de prosseguir com a medida.

Até o momento, contudo, as movimentações do Itamaraty ainda não se mostraram efetivas.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.