Lula quer impeachment de parlamentares que defendem deposição de Moraes


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, na tarde desta sexta-feira (8), que parlamentares engajados na pauta do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), devem ter seus mandatos depostos. “É preciso respeitar a soberania, a autonomia dos Poderes e o Judiciário brasileiro. Por isso, quem deveria sofrer um impeachment são esses deputados e senadores que estão pedindo o impeachment do ministro Alexandre de Moraes”, disparou o petista, em discurso no Acre, durante cerimônia de anúncio de investimentos federais no estado.

Essa foi a primeira vez que Lula manifestou-se publicamente sobre o fato de diversos parlamentares que compõem a oposição ao governo no Congresso brasileiro defenderem a deposição de Moraes. Junto às manifestações contra a permanência do ministro no cargo, deputados de oposição ocuparam a Mesa Diretora da Câmara em protesto à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL) determinada por Moraes no início da semana. Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado no STF e seu caso é relatado pelo ministro na Corte. A ocupação da Mesa Diretora da Câmara paralisou os trabalhos da Casa por dois dias.

Câmara e punição pedagógica

Ainda nesta sexta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a Mesa Diretora deve se reunir para decidir se aplicará punições aos parlamentares que ocuparam o plenário em protesto. Motta explicou que a análise sobre as medidas caberá ao colegiado, e não será uma iniciativa isolada de sua presidência.

Ele, porém, adiantou que defenderá uma sanção com caráter educativo. “(A reunião acontecerá) Ainda na tarde desta sexta-feira, para que possamos decidir sobre essas possíveis punições a parlamentares que se excederam”, afirmou. Apesar de o presidente endossar um impeachment a parlamentares que defendem a deposição de Moraes, interlocutores do Planalto entendem que a declaração não se configura uma espécie de “torcida” para que a Mesa Diretora da Câmara puna deputados que ocuparam o plenário em protesto contra Alexandre de Moraes.

A declaração do presidente durante cerimônia de anúncio de investimentos federais tratou-se de um “entendimento político” em respeito aos poderes e à soberania brasileira.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.