A Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) do Paraguai prendeu nesta quinta-feira (24) Eugenio Suárez Valiente, conhecido como “Mai Suárez”, suspeito de comandar uma das principais áreas de cultivo e comercialização de drogas na região de Capitán Bado, fronteira com o Mato Grosso do Sul.
A prisão ocorreu durante uma operação realizada na manhã de ontem, que envolveu o cumprimento de três mandados de busca simultâneos. De acordo com as autoridades, a ação pode ter desarticulado uma rede criminosa de grande alcance vinculada a Suárez.
A ofensiva foi coordenada pelo Departamento de Inteligência Operativa (DIO) da SENAD, com apoio das Forças Especiais. Os alvos foram imóveis usados supostamente como pontos de armazenamento e distribuição de drogas e armas, além de esconderijos para documentos e itens de valor.
Durante as buscas, os agentes localizaram um verdadeiro arsenal, incluindo uma escopeta, um revólver e uma pistola, além de carregadores e munições de 9 mm e 5.56 mm. Também foram apreendidos colete balístico, joias, aparelhos eletrônicos, dinheiro em espécie (em guaranis, reais e dólares) e documentos com informações financeiras e pessoais.
A operação ainda resultou na apreensão de dois veículos de alto padrão: uma Toyota Fortuner e uma Mitsubishi Outlander blindada, ambas de cor cinza. A blindagem reforça o perfil de alto risco da organização, característica comum em grupos envolvidos com o tráfico internacional.
Investigação segue em andamento
Com a prisão de “Mai Suárez”, a promotora Rossana Coronel assume a condução do inquérito, que busca esclarecer a extensão da atuação da quadrilha na região de Amambay, conhecida como uma das principais rotas do narcotráfico na América do Sul.