Maior evento de inovação do Brasil vai chegar a São Paulo


O maior evento global de tecnologia e inovação prepara a chegada a São Paulo. Em maio de 2026, a capital paulista também terá uma semana de inovação para chamar de sua: o São Paulo Innovation Week, com pelo menos 24 conferências, palestrantes de renome internacional e espaços para troca de conhecimento e realização de negócios.

Na capital econômica da América Latina, o evento reunirá alguns dos principais nomes da inovação no Brasil e no mundo e promete uma semana de conexões e oportunidades. A expectativa é atrair 30 mil visitantes por dia.

Os palcos principais estarão no Mercado Livre Arena Pacaembu e na FAAP, cenários icônicos, modernos e de fácil acesso no coração da cidade. Haverá eventos paralelos também em aparelhos
culturais na periferia da cidade ainda a serem definidos.

“A expansão para São Paulo é um caminho natural depois de cinco edições muito bem sucedidas no Rio de Janeiro. O São Paulo Innovation Week vai permitir aprofundar temas como Finanças, Agronegócio, Indústria e Empreendedorismo, que fazem parte do DNA da cidade e do estado. Haverá trilhas específicas e conteúdos voltados especialmente para o público de São Paulo”, aponta o cofundador e diretor-geral do evento, Jerônimo Vargas.

A iniciativa para a realização da semana de inovação em São Paulo foi lançada na sexta-feira, 15 de agosto, durante o último dia da quinta edição do Rio Innovation Week (RIW). O próximo passo rumo ao evento será um roadshow para potenciais parceiros e patrocinadores. A conferência na capital paulista será uma parceria que une a experiência acumulada pelos realizadores do evento carioca e o conhecimento que o Estadão tem do público e do mercado de São Paulo.

“A iniciativa pelo São Paulo Innovation Week marca uma entrada mais firme do Estadão no segmento de eventos. Em especial, de eventos que geram conhecimento e informação, valores associados ao nosso propósito. O público que participa de um evento como este tem acesso em primeira mão a ideias e tendências que impactam o mercado e a sociedade”, declara o CEO do Estadão, Erick Brêtas.

A programação será construída a partir das principais trilhas da economia e prevê a participação de mais de 1.500 palestrantes, 1 mil startups, 150 expositores e 24 conferências, em uma área de 50 mil m². Assim como na edição carioca, a integração com a cidade deve ser um fator de sucesso para o evento.

Por isso, a escolha de uma sede no coração de São Paulo, a Mercado Livre Arena Pacaembu. Além disso, assim como no RIW, haverá apresentações musicais encerrando a programação.

“Receber o SP Innovation Week, em parceria com o Estadão, será um grande prazer. A inovação sempre esteve no centro da nossa estratégia de ressignificar um equipamento urbano de tamanha relevância histórica, esportiva e cultural. A Mercado Livre Arena Pacaembu tem como diretriz fundamental olhar para o futuro respeitando o legado do passado. Dentro dessa visão, faz todo o sentido receber eventos transformadores, capazes de gerar impactos positivos e duradouros na economia e indústria criativas. Estamos entusiasmados para sediar este grande festival e confiantes
de que ele será um sucesso”, explica Eduardo Barella, CEO da Mercado Livre Arena Pacaembu.

A poucos metros dali, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) também receberá palcos e instalações da nova semana de inovação. “A FAAP se atualiza e inova constantemente há 78 anos, portanto, participar do São Paulo Innovation Week só reforça a missão da FAAP de acompanhar, formar e conectar a comunidade acadêmica às principais tendências globais de inovação. É uma oportunidade de integrar arte, cultura e tecnologia em diálogo com as soluções do futuro. Nossa presença significa promover ainda mais uma ponte entre a academia, o setor criativo e o mercado de inovação”, ressalta o CEO da FAAP, Luis Sobral.

O São Paulo Innovation Week também deverá se conectar com diferentes regiões da cidade por meio de side events. Estão previstos painéis com jovens empreendedores locais e encontros com protagonistas da transformação digital e cultural em painéis gratuitos na periferia da cidade.

Da esquerda para direira: Fábio Queiróz, Erick Brêtas, Eduardo Barella e Jerônimo Vargas

A expansão para São Paulo reforça o Brasil como um ponto de encontro relevante para eventos de inovação e tecnologia, mas o evento do Rio seguirá a trilha de sucesso. “O Rio continuará sendo a nossa casa, pois é onde a nossa história começou. Ter o evento nas duas maiores metrópoles do país vai potencializar oportunidades de negócios e conexões entre os participantes de ambas as cidades”, reforça Fábio Queiróz, cofundador do RIW.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.