MIS exibe filme ‘Virgínia e Adelaide’, sobre precursoras da psicanálise no Brasil


O MIS, o Museu da Imagem e do Som, fará uma sessão gratuita de “Virgínia e Adelaide” (2024), filme de Yasmin Thayná e Jorge Furtado, na terça-feira (11), às 19h, como parte do Ciclo de Cinema e Psicanálise. O evento acontece em parceria com a SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo) e com apoio da Folha.

O longa narra o encontro entre Virgínia Leone Bicudo (Gabriela Correa), primeira psicanalista negra do Brasil e socióloga pioneira no estudo sobre os impactos do racismo na sociedade brasileira, e Adelaide Koch (Sophie Charlotte), médica e psicanalista judia que se mudou para São Paulo em 1937, fugindo da Alemanha nazista. Amigas por décadas, Bicudo e Koch foram precursoras na divulgação da psicanálise no país.

“Virgínia e Adelaide” foi um dos filmes selecionados pelo último Festival do Rio, realizado em setembro passado, na lista hors concours, na qual são exibidas obras fora de competição. Em outubro, o título esteve na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e, em agosto, no encerramento do Festival de Gramado.

Com mediação da psicanalista Luciana Saddi, o debate após a sessão reúne os diretores Jorge Furtado e Yasmin Thayná e a psicanalista Dora Tognolli, coordenadora da Comissão Virgínia Bicudo da SBPSP e mestre em psicologia social pela USP.

Furtado também dirigiu longas como “Saneamento Básico, o Filme” (2007), com Fernanda Torres, e “O Homem que Copiava” (2003), com Lázaro Ramos; e séries televisivas como “Doce de Mãe”, comédia protagonizada por Fernanda Montenegro, e o drama médico “Sob Pressão” —seus trabalhos em TV foram três vezes vencedores do Emmy Internacional.

Com Kátia Lund (de “Cidade de Deus”) e Daniel Lieff, Thayná é uma das diretoras de “Amar é Para os Fortes”, série com roteiro de Marcelo D2, Antonia Pellegrino e Camila Agustini. Em 2021, foi considerada pela revista Forbes como um dos 90 nomes brasileiros abaixo de 30 anos mais brilhantes em sua área de atuação.

O evento acontece no auditório do MIS (avenida Europa, 158, na zona oeste de São Paulo), e os ingressos ficam disponíveis para retirada na bilheteria com uma hora de antecedência.



Source link

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.