Morre o Acadêmico Evanildo Bechara, aos 97 anos


O professor, gramático e filólogo brasileiro Evanildo Bechara morreu nesta quinta-feira (22), aos 97 anos, no hospital Placi, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A morte foi em decorrência de falência múltipla de órgãos.

O acadêmico ocupava a cadeira número 33 da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 2001. Bechara foi professor titular e emérito de instituições como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e universidades internacionais, como a de Coimbra, em Portugal, e a de Colônia, na Alemanha.

A Academia Brasileira de Letras lamentou a morte de Evanildo Bechara em suas redes sociais. “Nos despedimos de um dos maiores nomes da educação e da linguística brasileira, mas o seu legado segue imortal”, disse a Academia.

Bechara nasceu em Recife, no Pernambuco, em 1928, e publicou obras fundamentais para a língua portuguesa. Entre as publicações mais conhecidas estão: “Moderna Gramática Portuguesa”, “Lições de português pela análise sintática” e “Primeiros ensaios sobre língua portuguesa”, que foi um trabalho científico.

 

*Sob supervisão



Veja Matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.