Morre o sambista e compositor Arlindo Cruz, aos 66 anos


Arlindo Domingos da Cruz Filho, mais conhecido como Arlindo Cruz, morreu nesta sexta-feira (8). A informação foi confirmada pela mulher do artista, Babi Cruz. Arlindo sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico em março de 2017, depois de passar mal em casa, e ficou quase um ano e meio internado. Desde então, ele lidava com as sequelas da doença e passou por várias internações. Arlindo Cruz foi um dos principais nomes da música brasileira.

Cantor, compositor e instrumentista, o artista participou do grupo Fundo de Quintal até iniciar a carreira solo nos anos 1990, compôs músicas para outros ícones brasileiros e influenciou gerações de sambistas e pagodeiros. O compositor criou diversos sambas enredos para o carnaval do Rio de Janeiro. Agremiações como Império Serrano, Vila Isabel, Grande Rio e Leão de Nova Iguaçu, além de outros ícones musicais, como Beth Carvalho e Zeca Pagodinho, interpretaram canções do sambista.

Arlindo é autor de sucessos como Meu lugar, Será que é amor, O show tem que continuar, Meu poeta e O bem. Foi indicado ao Grammy quatro vezes, todos entre 2008 e 2016. Em 17 de março de 2017, sofreu um acidente vascular cerebral que deixou sequelas e afetou os movimentos do corpo, o que impactou de maneira significativa a carreira musical e pessoal do artista. Pai de Arlindinho e Flora Cruz, era casado com Barbara Cruz desde 2012.

História

Cruz começou a carreira musical por volta de 1975, quando entrou para a escola Flor do Méier, dedicado às aulas práticas e teóricas do solfejo e violão clássico. Nos anos de estudo começou a trabalhar profissionalmente em rodas de samba com vários artistas, um deles Candeia, que o ajudou a gravar os primeiros discos.

O jovem sambista participou, no cavaquinho, de um compacto simples e um disco chamado Samba de roda. Arlindo considerava Candeia seu padrinho musical, responsável por abrir as portas da música para ele, com apenas 13 anos. Porém, aos 15 anos de idade, o artista se mudou para Barbacena, em Minas Gerais, para estudar na Escola de Cadetes do Ar.

Mesmo ocupado com afazeres do preparatório, Arlindo não desistiu da música e cantou no coral da instituição. Nessa época, ele chegou a ganhar festivais em Barbacena e Poços de Caldas. Após sair da Aeronáutica, Cruz começou a frequentar a roda de samba do Cacique de Ramos todas as quintas-feiras.

Na turma, ele teve contato com outras lendas da música nacional, como Jorge Aragão, Almir Guineto, Beto Sem Braço, Beth Carvalho e Ubirani. A roda de samba também ajudou a revelar muitos talentos que faziam parte ainda jovens, como Zeca Pagodinho e Sombrinha. Assim que o sambista Jorge Aragão saiu do Fundo de Quintal, Cruz recebeu o convite para participar do grupo.

Lá, ele viu a oportunidade do pontapé inicial na ascensão de sua carreira e se fidelizou ao grupo por 12 anos, compondo canções como: Só pra contrariar, Seja Sambista Também, O mapa da mina e Castelo de cera. Ao todo, Arlindo Cruz teve mais de 550 músicas gravadas por outros cantores. Depois que saiu do Fundo de Quintal, ele firmou parceria com Sombrinha e alguns anos depois se casou com a porta-bandeira Babi Cruz, com quem teve os filhos Arlindinho e Flora Cruz. Nos anos 1990 começou a compor pela escola de samba do coração, Império Serrano, mas posteriormente também disputou por outras escolas de samba.

A partir dos anos 2000, mesmo que com algumas obras sem par, o sambista definitivamente consolidou sua carreira solo e gravou mais oito álbuns, atingindo seu auge. Conquistou diversos prêmios nacionais e recebeu quatro indicações ao Grammy Latino. Após sofrer o AVC em 2017, a voz de Madureira chegou a passar por mais de 17 cirurgias. Arlindo ficou internado no hospital por quase dois anos, até voltar para a casa supervisionado por uma equipe médica. A doença impedia o cantor de falar e andar, afastando-o dos palcos, mas para sempre vivo na memória do país, com um legado imensurável.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.