Na Alems, Lia Nogueira reage ao 24º feminicídio em MS


Mato Grosso do Sul chegou nesta semana à triste marca de 24 feminicídio em 2025. O caso mais recente ocorreu na última quarta-feira (27), em Bataguassu, onde uma vítima foi morta a facadas. O episódio foi mencionado pela deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) em discurso na Assembleia Legislativa.

Ao comentar o caso, a parlamentar reforçou que “nenhuma mulher gosta de apanhar” e destacou que a agressão, muitas vezes, se perpetua pela falta de independência financeira das vítimas. Lia Nogueira defendeu a ampliação de políticas públicas que garantam autonomia e condições de liberdade. “É por isso que precisamos dar oportunidades, para que as mulheres possam reconstruir suas vidas e criar seus filhos longe dos agressores”, afirmou.

Entre as medidas em vigor, a deputada ressaltou a iniciativa do Governo do Estado, com a implantação do programa Recomeço, além do projeto de lei, de autoria da parlamentar e sancionado pelo governador Eduardo Riedel (PP), que incentiva a contratação de mulheres em situação de violência doméstica. Para ela, essas ações são essenciais para quebrar o ciclo de dependência e oferecer condições reais de emancipação.

Ainda durante a sessão ordinária, Lia Nogueira apresentou uma moção de congratulação à investigadora Kelly Amarildo do Nascimento, da Delegacia de Atendimento à Mulher de Três Lagoas, que no último dia 26 impediu que um caso de violência doméstica terminasse em feminicídio. A policial interveio com firmeza diante do agressor que ameaçava a vítima em via pública, resultando na prisão em flagrante.

Para a deputada, que também participou do encerramento da campanha Agosto Lilás, na Assembleia Legislativa, o episódio simboliza o modelo de enfrentamento que precisa ser fortalecido em Mato Grosso do Sul. Esse modelo, segundo ela, deve garantir uma rede de proteção, acolhimento e repressão, capaz de amparar as vítimas e punir os agressores. “Podem nos chamar de loucas, se for por apontar a ferida e lutar pelos direitos das mulheres. Quantas vezes for preciso, estaremos prontas para recomeçar”, concluiu.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.