Negociações no Congresso sobre PEC da Segurança ficam para abril


As conversas e negociações em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública deverão ser intensificadas pelo governo federal com o Congresso Nacional apenas depois da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão e ao Vietnã. Ou seja, a partir de abril.

A intenção era se aprofundar no diálogo nesta semana, mas a PEC acabou ficando em segundo plano nas prioridades do governo diante da necessidade da aprovação do Orçamento de 2025, o que aconteceu nesta quinta (20).

Outro fator que jogou adiante as discussões sobre a PEC com líderes parlamentares é a previsão de os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), viajarem com Lula e ministros na comitiva para a Ásia.

O embarque para o Japão está previsto para este sábado (22). A agenda no continente asiático deve durar uma semana.

Na semana passada, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmaram que acordariam com Hugo, Alcolumbre e líderes partidários a melhor data para envio do texto da PEC ao Congresso.

A proposta busca instituir uma espécie de Sistema Único de Saúde (SUS) da segurança pública, segundo Lewandowski, e dar mais poderes às guardas municipais.



Veja Matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.