No Rio, passageiros do metrô recebem 2.500 livros em ação da Bienal


Na correria da manhã, em meio a passos apressados e olhares distraídos, uma surpresa trouxe leveza à viagem dos cariocas. Nesta terça-feira (20), passageiros do MetrôRio embarcaram com histórias nas mãos e seguiram suas jornadas rumo ao trabalho e outros compromissos.

Com páginas repletas de aventuras, romances, clássicos e narrativas infantis, 2.500 livros foram distribuídos gratuitamente em estações estratégicas — de maior fluxo — como Pavuna, Uruguai, Botafogo e Jardim Oceânico. A iniciativa reuniu dezenas de editoras, mobilizadas pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela GL events Exhibitions, organizadora da Bienal do Livro Rio. A ação faz parte da 4ª edição do projeto “Embarque na Leitura”, uma parceria entre a Bienal e o MetrôRio.

O gesto simples –entregar um livro– representou, para muitos, um convite ao reencontro com a leitura em meio ao cotidiano agitado.

“Eu achei a iniciativa muito legal para incentivar a leitura. Pretendo ler o livro que ganhei durante a viagem, entre uma estação e outra. Achei muito interessante”, contou Débora Silveira, enfermeira de 28 anos, que recebeu um exemplar durante seu trajeto matinal.

Para os organizadores do projeto, a proposta vai além do simbolismo: busca inserir a literatura no cotidiano, fora dos espaços tradicionais. “A leitura é uma poderosa ferramenta de transformação social, e ações como essa reforçam nosso compromisso de aproximar o livro das pessoas, democratizando o acesso e valorizando a cultura”, afirma Dante Cid, presidente do SNEL.

Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, destaca que o projeto também antecipa a experiência da Bienal do Livro Rio 2025, que promete ser a maior da história. “Levar livros para dentro do metrô é levar histórias para a vida real das pessoas. Queremos mostrar que existem diversas formas de inserir a leitura na rotina, e que ela pode tornar nossas jornadas mais leves”, afirma.

“A ação é um incentivo ao hábito e à democratização do acesso à leitura. Representa ainda a oportunidade de oferecer uma experiência diferenciada aos nossos clientes, especialmente neste ano em que o Rio de Janeiro celebra o título de Capital Mundial do Livro, concedido pela Unesco”, lembra Simone Pfeil, gerente Comercial e de Marketing do MetrôRio.

A distribuição de livros marca ainda o início da movimentação da cidade para a Bienal, que acontece de 13 a 22 de junho, no Riocentro. Neste ano, o evento traz o conceito inédito de Book Park –um parque literário imersivo e interativo, que promete encantar públicos de todas as idades, com mais de 300 autores confirmados e 200 horas de conteúdo.



Veja a Matéria Completa

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.