Ouvidoria da SAS é destaque em evento da Assistência Social da Região Centro-Oeste – CGNotícias


O trabalho da Ouvidoria da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), foi destaque no Encontro de Ouvidorias da Assistência Social da Região Centro-Oeste, realizado esta semana em Cuiabá, no Mato Grosso. O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o SEBRAE, reunindo ouvidores, gestores e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de toda a região.

O ouvidor da SAS, Douglas Edio Maurer Teixeira, representou a pasta no evento e ressaltou a importância de alinhar a atuação da SAS aos parâmetros estabelecidos pelo MDS para as ouvidorias, enfatizando o caráter formativo e pedagógico do encontro. A participação possibilitou não apenas a troca de experiências entre os entes federativos, mas também a aquisição de novos conhecimentos, metodologias e referências práticas.

O espaço ofereceu a oportunidade de uma formação contínua, essencial para fortalecer a função estratégica da Ouvidoria, ampliar a efetividade das ações do órgão e consolidar sua contribuição para uma gestão mais transparente, responsiva e voltada às necessidades dos usuários do SUAS.

Durante sua participação, Douglas compartilhou as experiências sobre o processo de construção da Ouvidoria da SAS, em 2021, e apresentou as práticas exitosas já consolidadas na gestão do SUAS. Em sua exposição nos grupos focais, o profissional destacou como a Ouvidoria Setorial atua, na prática, para obter resultados positivos nos atendimentos.

“Trabalhamos por meio do acolhimento das manifestações dos usuários (elogios, denúncias, reclamações e sugestões), do encaminhamento adequado das demandas aos setores responsáveis e do monitoramento das respostas para garantir que o cidadão seja ouvido e tenha retorno efetivo. Dessa forma, o trabalho da Ouvidoria contribui para fortalecer a escuta cidadã e a gestão qualificada, aproximando os usuários da política pública de assistência social”, pontuou.

A programação do encontro contou ainda com o painel “Ouvidoria Inteligente para o século XXI e os Programas Sociais do MDS”, debates sobre a Estratégia Nacional de Inclusão Socioprodutiva e reflexões sobre os avanços e desafios da política nacional de ouvidorias. Além disso, oficinas sobre qualidade, formação e governança pública (ministradas pela Fiocruz) e da roda de conversa “Ouvidoria para o fortalecimento da Gestão Qualificada e da Escuta Cidadã”, facilitada pela equipe técnica da Ouvidoria Geral do MDS.

O evento foi encerrado com a leitura e assinatura da Carta de Cuiabá, documento que reafirma o compromisso coletivo da região Centro-Oeste com o fortalecimento das ouvidorias da Assistência Social e com a disseminação de práticas inovadoras para qualificar a escuta e a participação cidadã.

#ParaTodosVerem As imagens de capa e internas mostram o evento.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.