Papy participa do Senacop 2025 e destaca desafios do setor de compras para gestores públicos – Câmara Municipal de Campo Grande


13.11.2025 · 7:38 · Vereador Papy

 

Campo Grande recebe o maior encontro nacional sobre contratações públicas: o Seminário Nacional de Compras Públicas (SENACOP). O presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, participou da abertura do evento, na noite desta quarta-feira (12), e destacou a importância da capacitação dos gestores públicos para enfrentar os desafios do setor.

“O Senacop ocupa um espaço extremamente importante, porque reúne servidores de todo o Estado, que enfrentam dificuldades para manter um quadro técnico eficiente. Os prefeitos investem para trazer seus servidores e capacitá-los com os melhores especialistas do Brasil, em um evento com palestrantes de altíssimo nível”, afirmou Papy.

Em sua 7ª edição, o Senacop discute tendências, desafios e inovações voltadas ao fortalecimento da gestão pública em todo o país. O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, abriu a programação com a palestra “Estado Inovador e Segurança Jurídica: o equilíbrio essencial na gestão de compras públicas”.

“No mundo, o tempo investido em uma obra é de dois terços em planejamento e um terço na execução. Aqui, é o contrário. O resultado? No Brasil, há 11 mil obras paradas por falta de planejamento. Outro avanço importante é a parceria do setor público com o privado, que tradicionalmente traz inovações — um exemplo são as contratações integradas”, pontuou o ministro.

A programação segue com palestras, painéis, workshops e talk shows que abordam temas como assessoramento jurídico, regulamentação, contratações e equilíbrio econômico-financeiro.

O encerramento, no dia 14 de novembro, contará com a presença do presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, que vai apresentar a palestra “Passado, presente e futuro: as transformações do controle externo das contratações públicas”. Ele fará um panorama sobre a atuação histórica dos órgãos de fiscalização, os desafios e inovações trazidos pela Nova Lei de Licitações e Contratos, além do impacto da tecnologia e da inteligência artificial no fortalecimento da gestão pública.

“Hoje o setor de compras públicas talvez seja o mais desafiador dentro da administração. Nenhuma política pública chega à população sem recursos. Por isso, é essencial que os agentes públicos — concursados ou comissionados — estejam preparados. Cada capacitação melhora a execução das políticas públicas. É muito triste quando uma licitação dá deserta, é impugnada ou fracassa por falta de preparo técnico. A boa formação é o caminho para garantir eficiência e resultados”, concluiu o presidente da Casa de Leis.

Assessoria de Comunicação do Vereador



Veja Matéria Completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.