Parceria leva exames oftalmológicos gratuitos e tecnologia de ponta para prevenir a cegueira em Campo Grande – CGNotícias


Ação conjunta entre Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e Secretaria Estadual (SES) utiliza Telessaúde e fortalece a Atenção Primária, com rastreio de pacientes realizado nas unidades de saúde do município

Pacientes com diabetes, hipertensão e idosos de Campo Grande estão recebendo exames oftalmológicos gratuitos, realizados por meio de telediagnóstico, para detecção precoce de doenças que podem causar cegueira, como retinopatia diabética, glaucoma e degeneração macular.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias, que possui um Polo Municipal de Telessaúde. Todo o rastreio dos pacientes foi conduzido diretamente pelas equipes da Atenção Primária do município, que identificaram os públicos de risco e fizeram o agendamento dos atendimentos.

De acordo com a enfermeira Núria Ananda Parron Giacomelli Pereira, responsável pelo Núcleo de Telessaúde da Sesau, a estratégia une tecnologia, qualificação da assistência e ampliação do acesso.

“Estamos conseguindo oferecer um cuidado que, muitas vezes, o paciente não teria acesso de forma rápida. A retinografia é um exame que detecta alterações antes mesmo que a pessoa perceba qualquer sintoma. Isso faz toda a diferença para evitar a perda da visão”, explica.

A ação é conduzida pelo Telessaúde da SES, em parceria com o Telessaúde Goiás/UFG, que é referência nacional na oferta de Teleoftalmologia. Além dos atendimentos, a equipe nacional está em Campo Grande para capacitar os profissionais locais, fortalecendo o serviço de telediagnóstico tanto do estado quanto do município.

Locais, datas e horários dos atendimentos

Os atendimentos acontecem nas seguintes unidades:

02 de junho (segunda-feira) — USF Macaúbas, região Anhanduizinho
03 de junho (terça-feira) — USF Estrela do Sul, região Segredo

Serão realizados 400 exames gratuitos, organizados em quatro períodos de atendimento:

100 pessoas na segunda-feira (manhã)
100 pessoas na segunda-feira (tarde)
100 pessoas na terça-feira (manhã)
100 pessoas na terça-feira (tarde)

O público-alvo da ação são pacientes previamente agendados, conforme os seguintes critérios:

Pessoas com diabetes a partir de 12 anos
Pessoas com hipertensão a partir de 18 anos
Pessoas com 60 anos ou mais

Tecnologia que protege a visão e amplia o acesso na saúde pública

Por meio da Teleoftalmologia, as imagens dos exames são captadas diretamente nas unidades de saúde e avaliadas à distância por especialistas. Essa tecnologia permite diagnóstico mais rápido, reduzindo filas e evitando complicações graves que podem levar à cegueira — muitas vezes evitável se a doença for identificada precocemente.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destaca que a iniciativa fortalece o papel da Atenção Primária e reforça a importância das parcerias no SUS.

“Essa ação é um exemplo claro do quanto a integração entre tecnologia e o cuidado na ponta faz a diferença na vida das pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, por meio da nossa Atenção Primária, realizou todo o rastreio e a mobilização dos pacientes que mais precisam desse exame. Somos parceiros dessa iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde e, com muito orgulho, também contamos com o nosso Polo Municipal de Telessaúde, que fortalece e qualifica ainda mais a nossa rede de atenção. E, mais do que isso, pretendemos ampliar esse tipo de ação para a população, contando com essa parceria fundamental com a SES e o Núcleo de Telessaúde Goiás. Quando trabalhamos de forma articulada, conseguimos levar acesso, diagnóstico e cuidado especializado para mais perto das pessoas. Isso é SUS funcionando, é cuidado que transforma vidas”, afirma.

A enfermeira Núria reforça que o impacto da ação vai além dos dias de atendimento. “Essa estratégia deixa um legado de qualificação para nossas equipes e fortalece a capacidade de diagnóstico da Atenção Primária, que passa a contar com mais uma ferramenta tecnológica a serviço da saúde pública”, conclui.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.