Pesquisa científica e inteligência artificial pautam o VII Encontro de Nutrição da UNIGRAN


Acadêmicos, professores e pesquisadores se reuniram na UNIGRAN, nesta semana, para uma imersão no universo da pesquisa científica e das inovações tecnológicas aplicadas à formação em saúde, durante o VII Encontro Científico do curso de Nutrição. A programação incluiu exposição de banners, apresentações orais de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e uma palestra com o nutricionista e professor, Dr. Ricardo Fernandes, sobre a presença da inteligência artificial na graduação.

O evento foi aberto com uma palestra ministrada pelo professor Dr. Ricardo Fernandes, que trouxe uma abordagem atual e instigante ao discutir os recursos e aplicações da inteligência artificial na formação em Nutrição, provocando reflexões sobre como a IA está remodelando o cenário educacional e profissional da Nutrição.

“A inteligência artificial já não é mais uma tendência: ela é uma realidade consolidada no mercado de trabalho. Os profissionais que compreenderem seu potencial e a utilizarem como aliada terão mais produtividade, reduzirão erros e ganharão tempo para focar naquilo que realmente importa: o cuidado ao paciente”, destacou o palestrante.

Segundo o Dr. Ricardo, o uso da IA pode ser incorporado às três grandes áreas da Nutrição: alimentação coletiva, nutrição clínica e saúde coletiva. Ele exemplificou como sistemas automatizados podem aprimorar desde o controle de estoques e a elaboração de cardápios em cozinhas industriais, até a análise de exames bioquímicos, geração de diagnósticos mais precisos e o planejamento de políticas públicas baseadas em evidências científicas.

“O nutricionista que não aprender a lidar com a inteligência artificial corre o risco de ser substituído. Não porque a IA ocupará seu lugar, mas porque outros profissionais que a utilizam entregarão melhores resultados. A IA não subtrai: ela soma, aprimora, qualifica o nosso fazer profissional”, reforçou o docente.

Em seguida, teve a exposição dos posters dialogados de pesquisas produzidas por acadêmicos do sétimo semestre, que vivenciam a etapa final do processo de construção do TCC. A proposta do Encontro Científico é fortalecer a formação técnica e ética dos acadêmicos por meio do contato direto com a pesquisa científica, estimulando a autonomia intelectual e preparando-os para os desafios contemporâneos da profissão. A professora Rita de Cássia Dorácio Mendes, uma das organizadoras do evento, ressalta a importância de ações como essa para o amadurecimento acadêmico:

“Queremos formar nutricionistas com senso crítico, com domínio das técnicas de pesquisa e com uma visão ampla da profissão. A produção científica é parte essencial desse processo, pois desperta no acadêmico a capacidade de investigar, propor soluções e inovar na área da saúde”, explicou ela.

O evento contou com a presença de acadêmicos de todos os semestres do curso, criando um ambiente colaborativo de troca de experiências. Para os acadêmicos que ainda não iniciaram seus TCCs, a atividade serviu como inspiração e exemplo concreto da aplicação prática do conhecimento construído ao longo da graduação.

Entre os trabalhos apresentados, um dos destaques foi o da acadêmica Vitória Correa Barbosa, que está finalizando o sétimo semestre. Sua pesquisa, intitulada ‘Suplementação do ômega-3 no Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)’, analisou estudos científicos publicados entre 2011 e 2025 para compreender o impacto desse nutriente na redução de sintomas como desatenção, impulsividade e hiperatividade.

“A maior descoberta durante o desenvolvimento do meu TCC foi compreender que a Nutrição vai muito além de montar dietas ou contar calorias. Ela é ciência pura, que atua diretamente na causa dos problemas de saúde, promovendo equilíbrio, prevenção e qualidade de vida”, revelou a acadêmica. Ela também destacou um dado que a marcou profundamente: “Aprendi que a alimentação tem influência direta sobre o cérebro, desde a gestação. A presença de compostos como EPA e DHA pode moldar o desenvolvimento neurológico do bebê ainda no útero. Isso reforça o papel essencial da orientação nutricional desde os primeiros estágios da vida”, destacou Vitória.

O VII Encontro Científico valida o compromisso da UNIGRAN com a excelência na formação acadêmica, investindo na consolidação da pesquisa como eixo estruturante da graduação. Ao integrar produção científica, inovação e prática profissional, o evento se consolida como um espaço propício para o surgimento de novos saberes, experiências transformadoras e futuras contribuições à saúde coletiva.



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