Uma aeronave foi apreendida pela Polícia Federal, em Guarantã do Norte, Mato Grosso, na manhã desta quarta-feira (30). A ação faz parte da segunda fase Operação Proa Clandestina, que mira traficantes de drogas que roubavam aviões para o transporte de entorpecentes. O segundo avião alvo de apreensão ainda não foi localizado.
Além da apreensão dos veículos que seriam usados para transporte interestadual e internacional de drogas, um suspeito também foi alvo de buscas na cidade. Segundo o delegado federal Gustavo Coutinho Vasquez, os criminosos preparavam os veículos para o transporte da droga e as investigações começaram no ano passado diante da comunicação de roubo de um dos aviões.
“Eles transportavam cocaína do Paraguai e da Bolívia, passando pelo espaço aéreo de Mato Grosso. As investigações começaram no ano passado e hoje não realizamos prisões, somente buscas”, disse o policial. De acordo a PF, as medidas foram autorizadas pelo Juízo da 7ª Vara Federal do Mato Grosso, no âmbito de inquérito policial que apura os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. Na primeira fase da operação foram cumpridos 4 mandados de prisões, 11 de buscas e bloqueados R$ 4 milhões do grupo criminoso.