Por que você jamais deve oferecer salsicha ao seu filho


Alguns alimentos, por mais que sejam práticos e gostosos, não deveriam estar no cardápio com regularidade, sobretudo das crianças. Poucas pessoas imaginam o quanto um ingrediente comum nos lares brasileiros e em redes de fast-food é capaz de prejudicar, a longo prazo, o bem-estar e até o desenvolvimento dos próprios filhos. Trata-se da salsicha.

A nutricionista Carla de Castro destaca que embora seja prática, barata e quase sempre agrade o paladar das crianças, a salsicha precisa ser evitada ao máximo. Por trás da cor chamativa e do sabor marcante, ela esconde uma série de substâncias que merecem atenção — especialmente quando pensamos na saúde física e mental dos pequenos.

Foto colorida de salsicha em molho de tomate - Metrópoles
Por trás da cor chamativa e do sabor marcante, ela esconde uma série de substâncias que merecem atenção

“Esse tipo de embutido é um alimento ultraprocessado, ou seja, é feito com carnes de baixa qualidade e uma grande quantidade de aditivos químicos”, explica. “Conservantes como nitrito e nitrato de sódio, corantes artificiais, glutamato monossódico (realçador de sabor), espessantes e aromatizantes são apenas alguns exemplos.”

Carla acrescenta que, apesar de ter a função de tornar o produto mais bonito, durável e saboroso, esses ingredientes estão associados a diversos problemas de saúde quando consumidos com frequência, como aumento do risco de obesidade infantil, alterações na microbiota intestinal, sobrecarga dos rins e até maior propensão a doenças crônicas no futuro.

Comum no dia a dia, a salsicha deve ser evitada por crianças

A profissional salienta que, de fato, a rotina dos pais é complicada e a praticidade na cozinha é essencial. “Por isso, sempre indicamos substituições simples, acessíveis e nutritivas”, comenta Carla. Abaixo, a expert, lista algumas sugestões de lanches fáceis:

  • Ovos mexidos ou cozidos, que são rápidos e ricos em colina, uma aliada do cérebro;
  • Frango desfiado temperado naturalmente, congelado em porções;
  • Minialmôndegas ou hambúrgueres caseiros;
  • Patês naturais de atum ou frango com ervas e azeite.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.