Portuguesa relembra ídolo do papa Francisco que foi campeão pelo time


Time de futebol do coração do papa Francisco, que era literalmente sócio de carteirinha, o San Lorenzo fez uma série de tributos ao pontífice, e uma equipe brasileira que pegou carona nas homenagens.

Atualmente na série D do campeonato brasileiro, a Portuguesa divulgou em suas redes sociais e em mensagens aos jornalistas um resgate histórico que liga o time do Canindé ao Papa.

René Pontoni à esquerda
René Pontoni à esquerda • Reprodução

O ex-atacante René Pontoni, líder do San Lorenzo campeão argentino em 1946 e tricampeão sul-americano com a seleção da Argentina nos anos 1940, era ídolo de Francisco e também dos pais dele.

Em 1952, após se recuperar de uma grave lesão no joelho direito, foi contratado pela Lusa, a convite do técnico argentino Jim López.

Ele integrou o elenco campeão do Torneio Rio São Paulo em 1952, considerado até hoje o melhor time da história do clube, seguindo na equipe até o ano seguinte. Ao todo foram 17 jogos oficiais e cinco gols marcados.

Em entrevista em 2021, o Papa Francisco contou que seu avô, também torcedor do San Lorenzo, chegou a ir a um jogo da Lusa em São Paulo para ver Pontoni em campo.

“Quem conheceu meu avô sabia que ele usava o futebol para fazer amizades e viajar o mundo. Era o que hoje chamam de ‘espírito livre’, sempre com muita gente ao redor, muitos amigos, até dos times adversários. De São Paulo, lembro quando ele falava que o time (da Portuguesa) era muito bom e que a cidade era muito gostosa”, afirmou à época.

Além da Lusa e do San Lorenzo, René Pontoni também defendeu as cores de Newell´s Old Boys, da Argentina, Independiente Santa Fé e Deportes Quindío, ambos da Colômbia.



Veja matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.