Prefeitura dá posse aos novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social – CGNotícias


A nova diretoria do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) tomou posse nesta terça-feira (29), assumindo o biênio 2025-2027. A solenidade foi conduzida pela secretária de Assistência Social e Cidadania do município, Camilla Nascimento e pelo procurador-geral do município, Marcelino Pereira. Formado por 24 representantes do governo e da sociedade civil, o Conselho é um dos principais instrumentos do controle social, garantindo que as decisões sobre a política de assistência social sejam tomadas de forma democrática, participativa e transparente. Sua atuação contribui diretamente para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e para a garantia dos direitos socioassistenciais, especialmente dos cidadãos em situação de vulnerabilidade.

O segmento da sociedade civil é composto por membros de entidades, trabalhadores e usuários dos serviços de assistência social, escolhidos durante os fóruns por segmento, indicando os nomes ao conselho.

Já a equipe governamental inclui servidores das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Habitação. No ato de posse, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, reiterou a importância do trabalho em parceria com o CMAS para fortalecer a política de Assistência Social de Campo Grande.

“A união e a parceria são essenciais no nosso trabalho. Apenas juntos conseguimos alcançar resultados mais significativos porque a política pública tem que ser instituída com foco na  missão de ajudar e de fazer o melhor possível às pessoas em vulnerabilidade social, por isso conto com o apoio e parceria de todos vocês para executar uma gestão de resultados positivos”, pontuou.

O procurador-geral do município destacou os desafios da nova diretoria e reforçou o compromisso da gestão municipal em caminhar junto ao grupo. “Vocês contam com uma secretária disposta ao trabalho, que conhece a realidade de Campo Grande e que será uma importante aliada para desenvolver o melhor trabalho. A prefeita Adriane também coloca à disposição de vocês toda a estrutura da prefeitura e o nosso secretariado para ajudar nesse novo mandato”, disse.

O ex-presidente do CMAS, Mário de Freitas, enalteceu o trabalho da antiga diretoria e enfatizou a importância do diálogo. “Desejo sucesso aos novos integrantes e quero destacar que a chave do sucesso é a parceria, só com ela conseguimos criar estratégias para superar os desafios”, ressaltou.

Participaram da cerimônia, a secretária-adjunta de Assistência Social, Inês Mongenout, gerentes e superintendentes da SAS, além de representantes de entidades do setor.

Atribuições

O Conselho Municipal de Assistência Social foi criado pela Lei nº 3.108 de 20 de dezembro de 1994, sendo responsável pelo acompanhamento dos processos de aplicação de recursos e execução das ações na área da Assistência Social no município de Campo Grande/MS.

A posse do Conselho Municipal de Assistência Social marca o início de um novo período de atuação do órgão, no qual seus membros se comprometem a acompanhar, fiscalizar e deliberar sobre a política de assistência social do município e seus desdobramentos, tendo como a responsabilidade de acompanhar a execução das ações da Política de Assistência Social no município, aprovar o Plano Municipal de Assistência Social, fiscalizar a aplicação de recursos do Fundo Municipal de Assistência Social, entre outras atribuições fundamentais para a garantia dos direitos socioassistenciais da população.

O CMAS é um canal legítimo de escuta, decisão e construção coletiva, por isso sua atuação impacta diretamente na qualidade de vida da população, especialmente dos mais vulneráveis que utilizam os serviços da Rede de Assistência Social do município.

A administração municipal reafirma, com essa posse, o compromisso de manter e valorizar os espaços de controle social, reconhecendo no Conselho Municipal de Assistência Social uma instância essencial para consolidar políticas públicas mais justas, eficazes e voltadas à promoção da dignidade humana.

Confira a nova diretoria do CMAS:
Representantes governamentais

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania– SAS
Titular: Helton Cássio Pereira Rocha
Titular: Gilberto Gomes Do Couto
Titular: Emerson Andrade Gonçalves
Suplente: Edna Maria Almeida Victorio
Suplente: Mirian Varella De Araújo
Suplente: Rosana De Fátima Porcino

Secretaria Municipal de Saúde – Sesau
Titular: Maria Onara Gomes
Suplente: Janete Matos Da Silva
Secretaria Municipal de Educação – Semed
Titular: Marcio Luiz Oliveira Aquino
Suplente: Mônica Pereira Nogueira

Agência Municipal de Habitação – Emha
Titular: Julienne De Araújo Ruiz
Suplente: Pâmela Ramos Barbosa De Oliveira
Representantes Não Governamentais

Fórum Municipal dos Usuários do Sistema Único de Assistência Social de Campo Grande
Titular: João Batista Do Nascimento
Titular: Leide Socorro Bueno Da Silva
Suplente: Viviane Maria Maia Coelho
Suplente: Maria Eduarda Da Silva Campos

Fórum Municipal dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – FMTSUAS – CG/MS

Titular: Bethânia Dos Santos Port
Titular: Fernanda Meira Dos Santo
Suplente: Pamela Dalla Vechia Dos Santo
Suplente: Claudiane Coimbra Da Silva

Fórum Permanente de Entidades não Governamentais de Assistência Social do Município de Campo Grande (FPENGAS) 
Instituto De Desenvolvimento Pró Social – Ideps
Titular: Maria Auxiliadora Leal Capillé

Associação Beneficente dos Renais Crônicos de MS
Titular: Mara Rubia Benites Gamon Rebello
Associação Pestalozzi De Campo Grande – MS
Suplente: Gysélle Saddi Tannous

Cotolengo Sul Mato Grossense
Suplente: Celisa Aparecida Silva De Barros Nogueira





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.