Prefeitura desocupa terrenos invadidos no Centro e multará proprietários por abandono – CGNotícias


Na manhã desta quarta-feira (28), uma operação integrada de desocupação foi realizada em três terrenos invadidos por pessoas em situação de rua e usuários de drogas no centro de Campo Grande. A ação, que visa melhorar a segurança, a saúde pública e a limpeza urbana, contou com a participação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Secretaria Especial de Articulação Regional (Sear).

Durante a operação, foram identificadas ligações irregulares de energia elétrica, puxadas de uma residência vizinha, o que representa risco de acidentes e infração legal. Além disso, a Vigilância Sanitária encontrou focos do mosquito Aedes aegypti, que podem transmitir dengue, zika e chikungunya. Os proprietários dos terrenos serão notificados e multados.

Segundo Vagner Ricardo Santos, coordenador do Centro de Controle de Vetores da Sesau, a situação encontrada era alarmante. “O acúmulo de lixo e entulho favorece a proliferação de ratos, insetos e mosquitos. Coletamos amostras para identificação da espécie e vamos notificar os responsáveis para que mantenham a área limpa, sob pena de novas multas.”

A ação foi motivada após denúncias feitas por moradores da região. “Fomos acionados pela população, que relatou insegurança, sujeira e risco à saúde pública. Por isso, mobilizamos todas as secretarias envolvidas para promover essa força-tarefa”, explicou o secretário de Articulação Regional, Darci Caldo.

Morador da região há mais de 40 anos, Nelson Chaia acompanhou a ação e ficou entusiasmado com a iniciativa.

“Fazia tempo que esses terrenos estavam sendo usados por pessoas em situação de rua. Era perigoso, sujo, a gente, comércio, vivíamos com medo. Espero que consigam manter os terrenos desocupados”, comentou.

Todo o lixo e entulho acumulados nos terrenos será retirado pela Sisep. A expectativa é que a limpeza e a fiscalização contínua inibam novas ocupações irregulares e favoreçam a revitalização da área.

Essa é a terceira ação conjunta realizada pelas secretarias neste ano. A primeira ocorreu em abril, no Bairro Nhanhá, com a desocupação de uma casa abandonada e retirada de entulho e usuários de drogas. Já a segunda, em maio, foi no Bairro Coophatrabalho, com apoio da Energisa, que realizou a poda preventiva de árvores e combate a riscos elétricos.

As ações fazem parte de uma estratégia da Prefeitura de Campo Grande para integrar serviços públicos em prol da qualidade de vida urbana. É importante e indispensável lembrar que, a atuação da Prefeitura ocorre no âmbito administrativo, conforme prevê o Código de Polícia Administrativa do Município de Campo Grande, no que compete a vistoriar e notificar o responsável pelo imóvel para que o mesmo cumpra a legislação vigente. Conforme a Lei Municipal n° 2.909, Art. 18-A, os proprietários dos imóveis lindeiros a vias e logradouros públicos, são obrigados a mantê-los limpos, capinados e drenados. No caso do não cumprimento, o mesmo é notificado e se não atender as exigências, multado. A multa neste caso varia entre R$ 3.219,00 e R$ 12.876,00.

#PraTodosVerem: Fotocapa mostra tratores e equipes da Prefeitura trabalhando na calçada em frente a um imóvel abandonado, em uma manhã chuvosa. Pessoas observam e registram a ação, enquanto servidores utilizam equipamentos de limpeza. Segunda imagem: Servidores com coletes de fiscalização e agentes de segurança acompanham a retirada de entulhos do interior de um imóvel em ruínas. Um homem carrega um balde com restos de material. Terceira imagem: Dois agentes de saúde vistoriam um cômodo deteriorado, com paredes descascadas e objetos espalhados. Bicicletas, roupas e colchões estão no local, demonstrando sinais de ocupação irregular.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.