Prefeitura inicia castração de animais de rua com apoio de ONG – CGNotícias


Um projeto fundamental para o controle populacional de cães e gatos de vida livre começou a ser executado em Campo Grande. Por meio de um chamamento público lançado no ano passado pela Superintendência de Bem-Estar Animal (Subea), a ONG Instituto de Proteção Ambiental de Mato Grosso do Sul (IDPAMS) foi contemplada com o valor de R$ 250 mil para realizar o trabalho ao longo de um ano.

O foco da iniciativa é atender animais que vivem em colônias, como gatos e cães, sem restrição de peso, que circulam pelas ruas sem tutor definido, mas que, muitas vezes, são alimentados e cuidados por moradores ou protetores da região. O projeto entrou em operação há pouco mais de um mês e já enfrenta desafios, especialmente na etapa de captura dos bichos.

“Não é fácil pegar esses bichos. Eles são desconfiados, ferais, muitas vezes se escondem em locais de difícil acesso. Por isso, contar com o apoio da população é essencial para conseguirmos localizá-los”, explica Otanael da Silva, presidente do IDPAMS.

Segundo ele, a procura pela ONG tem sido intensa, com moradores informando onde há maior concentração de animais. Com base nessas informações, a equipe organiza operações de captura, utilizando métodos seguros e adequados.

Todos os animais atendidos passam por castração, são microchipados, vacinados e, no caso dos gatos, têm a ponta da orelha cortada (ear-tip), uma forma visual de identificar que já foram esterilizados. Esse procedimento integra o método conhecido como CED — Captura, Esterilização e Devolução — reconhecido por ser uma forma ética e eficaz de controlar populações de animais de rua. “Assim, evitamos pegar e transportar um animal que já passou pelo procedimento”, ressalta Otanael.

Além de conter a reprodução descontrolada, o método contribui para reduzir brigas, doenças e o abandono de filhotes, além de melhorar a qualidade de vida dos próprios animais e das comunidades onde vivem.

A expectativa é que centenas de cães e gatos sejam beneficiados até o término do projeto. A Subea reforça que o apoio da população é fundamental para o sucesso da ação, que representa mais um passo no compromisso da Prefeitura de Campo Grande com o bem-estar animal.

#ParaTodosVerem A imagem de capa é uma montagem mostrando um gato de rua castrado e o manejo dos técnicos para captura do animal e transporte em caixa apropriada.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.