Prefeitura intensifica ações de prevenção para o período chuvoso com limpeza de córregos e manutenção urbana – CGNotícias


A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), deu início a uma série de ações preventivas durante o período de estiagem, com o objetivo de preparar a cidade para o retorno das chuvas. Um dos principais focos é o córrego Prosa, onde três caminhões e uma retroescavadeira atuam na limpeza e desobstrução do canal no trecho compreendido entre a Rua Paulo Coelho Machado, Avenida Professor Luís Alexandre de Oliveira, Rua Príncipe Ranier e Avenida Afonso Pena. A meta é evitar novos episódios de transbordamento, especialmente em casos de temporais mais intensos.

Esse trabalho segue o mesmo planejamento adotado no ano passado, quando em março as equipes da Sisep realizaram a limpeza da mesma região, próxima ao Shopping Campo Grande. O canal do córrego Prosa não recebia esse tipo de intervenção há muitos anos, e a falta de manutenção resultava em frequentes alagamentos e transtornos.

Desde o fim de 2023, no entanto, a região não registra mais problemas de transbordamento e acúmulo de água, graças a um conjunto de medidas estratégicas. Entre elas, destaca-se a ativação da bacia de amortecimento do córrego Reveilleau, localizada na Avenida Mato Grosso com a Avenida Hiroshima, além da manutenção contínua do canal do córrego Prosa.

A bacia de amortecimento do Reveilleau é a primeira de Campo Grande construída com o sistema gabião e foi projetada para controlar o fluxo das águas pluviais que descem em direção aos lagos do Parque das Nações Indígenas. A estrutura recebe as águas vindas de bairros como Carandá Bosque, Mata do Jacinto, Danúbio Azul e Vila Nascente. Com quatro metros de altura e capacidade para reter até 40 metros cúbicos de água da chuva, a bacia tem desempenhado um papel crucial na prevenção de alagamentos.

Além das intervenções nos córregos, a Sisep atua em outras frentes: realiza cortes e podas de árvores com risco de queda ou obstrução das vias públicas, e promove a limpeza e manutenção das bocas de lobo — medidas essenciais para garantir o escoamento eficiente das águas pluviais.

Outra intervenção importante foi realizada no córrego Imbirussu, na região do bairro Zé Pereira. Em fevereiro de 2024, a Sisep executou o desassoreamento de um trecho de 314 metros do canal. Antes da obra, o assoreamento deixava o leito do córrego praticamente no mesmo nível da Avenida José Barbosa Rodrigues, fazendo com que a água se espalhasse pela via em dias de chuva, gerando transtornos e bloqueios no tráfego de veículos. A solução veio com a desobstrução do canal, que passou a ter três metros de largura e dois metros e meio de profundidade. Desde então, não houve mais registro de alagamentos na área.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.