Prefeitura planeja espaços arborizados com espécies nativas – CGNotícias


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) realiza a elaboração do projeto de arborização do estacionamento da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC). A iniciativa tem como objetivo transformar o espaço em uma área ambientalmente mais eficiente, confortável para os usuários e referência técnica para futuras intervenções de arborização urbana no município.

Nesta primeira etapa, o projeto prevê o plantio de 20 novas árvores, priorizando a utilização de espécies nativas, com características que favoreçam a melhoria do microclima local. Serão utilizadas as espécies: saboneteira, chico-magro, canafístula, peito-de-pombo, pau-terra, louro-preto, guanandi, aroeira-pimenteira, pequi, sibipiruna e palmeiras nativa.

Arborização como aliada no controle de enxurradas e alagamentos

Além da valorização estética, a proposta tem foco direto nos benefícios ambientais da arborização, especialmente na melhoria do microclima urbano e na contribuição para a drenagem das águas pluviais.

Estudos técnicos indicam que árvores adultas de médio e grande porte podem interceptar entre 15% e 30% das águas pluviais diretamente na copa, reduzindo o volume e velocidade da água que ao solo. Em média, uma árvore de grande porte pode favorecer a infiltração de até 2 mil litros de água por ano, considerando o conjunto formado pela copa, tronco, raízes e melhoria da estrutura do solo ao redor. Além disso, o sistema radicular das árvores atua como um verdadeiro “dreno natural”, aumentando a infiltração da água no solo. Assim, têm-se uma redução do escoamento superficial e contribuição na prevenção de enxurradas, alagamentos pontuais e sobrecarga da rede de drenagem urbana.

Em áreas pavimentadas, como estacionamentos, esse efeito é ainda mais relevante, já que o solo impermeabilizado dificulta a absorção natural da água. A introdução de árvores ajuda a reequilibrar esse cenário, promovendo maior permeabilidade e retenção hídrica local.

Conforto térmico e bem-estar para usuários e veículos

Outro ganho significativo do projeto está relacionado ao conforto térmico. A presença de árvores pode reduzir a temperatura do ambiente em até 5°C a 8°C nas áreas sombreadas, graças à combinação entre sombra direta e evapotranspiração, processo natural pelo qual as plantas liberam vapor d’água e refrescam o ar ao redor.

No estacionamento da Central de Atendimento ao Cidadão, isso representará benefícios diretos tanto para os usuários quanto para os veículos. Ambientes arborizados diminuem a sensação de calor excessivo, tornam a circulação mais agradável após o atendimento e ajudam a reduzir o aquecimento interno dos automóveis, preservando componentes internos e oferecendo mais conforto aos condutores.

Recomposição arbórea da área

A elaboração do projeto também atende à necessidade de recomposição arbórea da área, após a remoção de quatro exemplares que apresentavam elevado risco de queda. As supressões realizadas anteriormente seguiram critérios técnicos e laudos especializados, priorizando a integridade física da população.

Agora, o novo projeto estabelece uma proposta planejada de arborização, com escolha adequada de espécies, espaçamento correto, infraestrutura para o desenvolvimento das mudas e manejo preventivo, garantindo maior durabilidade, segurança e benefícios ambientais ao longo dos anos. Ainda, o sombreamento produzido pelas árvores, anteriormente restrito à algumas áreas do estacionamento, será mais homogêneo, atendendo a mais usuários. Além disto, a nova alocação das mesmas permitirá a criação de oito novas vagas de estacionamento.

Ao comentar a iniciativa, o secretário municipal da Semades, Ademar Silva Junior, destacou o papel estratégico da arborização urbana “Este projeto vai além da estética. Estamos falando de drenagem urbana, conforto térmico, qualidade ambiental e bem-estar da população. A Central do Cidadão é um espaço de grande fluxo diário e merece uma solução planejada, técnica e sustentável, que também possa servir como referência para outras áreas públicas do município”.

#ParaTodosVerem: Imagem do CAC e do projeto.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.