Prefeitura se une a empresários para levar mais segurança ao Polo Empresarial – CGNotícias


Inaugurado há 20 anos, o Polo Empresarial Oeste é um dos mais importantes de Campo Grande. São cerca de 70 empresas em atividade e mais de 1.5 mil trabalhadores circulando diariamente na região. Proporcionar um ambiente seguro e com mais tranquilidade é o que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (SEMADES) e da Guarda Municipal de Campo Grande, está buscando com o “Projeto de Segurança Ativa”.

Voltado à proteção de quem atua e circula pela região, a ação conjunta visa fortalecer a região, garantindo mais tranquilidade para trabalhadores e prestadores de serviço, além de impulsionar o desenvolvimento sustentável do Polo Empresarial Oeste.

Advogado da Associação das Empresas do Polo Empresarial Oeste – APEO, Evaldo Mesquita, conta ter recebido com entusiasmo a proposta apresentada pela Prefeitura Municipal, para o desenvolvimento da iniciativa. “A segurança é uma pauta estratégica para o Polo: ela promove o bem-estar dos trabalhadores, reduz perdas, atrai investimentos e contribui diretamente para a produtividade e reputação das empresas aqui instaladas. Para nós, a proposta nasce promissora. As empresas associadas já manifestaram interesse em participar, dentro de suas possibilidades, pois compreendem que investir em segurança não é apenas uma medida protetiva, mas um ato de responsabilidade social.”

O projeto que vai funcionar em um modelo de colaboração público-privada beneficia não apenas o Polo Empresarial, mas todo o seu entorno, toda a cidade. E os números da região vêm melhorado após ações conjuntas da segurança pública. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, o total de roubos na região do Imbirussu em 2025 caiu 49,4% em relação a 2024. De janeiro a junho do ano passado foram 89 roubos, contra 45 neste ano. O número de furto também reduziu, foram 597 em 2025 contra 607 em 2024.

Na prática, o projeto começa com estudos técnicos que vão identificar os pontos mais vulneráveis da área. Com base nesses dados, o projeto será preventivo, focado em tecnologia com instalação de câmeras, infraestrutura com ampliação da iluminação e integração entre setor público e privado para reduzir a criminalidade e criar ambiente seguro, impulsionando o crescimento econômico do Polo Empresarial Oeste.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, Ademar Silva Jr., a iniciativa vem atender pedido dos empresários que pedem por mais segurança na região. “O projeto nasce da preocupação mútua entre o setor público e a iniciativa privada com a segurança. Entre as ações previstas estão a integração do monitoramento local ao sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal, o reforço do patrulhamento em horários considerados críticos e a realização de campanhas educativas para orientar empresários e colaboradores sobre medidas preventivas”, diz.

A ação marca um novo momento para o Polo Industrial Oeste, com medidas que vão além do reativo e apostam na prevenção como estratégia central. A articulação entre os setores evidencia o compromisso com um ambiente mais seguro e propício ao desenvolvimento econômico.

“Estamos unindo forças com os empresários e com a Guarda Municipal para implantar um modelo de segurança ativa, que é preventivo, inteligente e eficaz. Nosso objetivo é criar um ambiente de negócios cada vez mais seguro, para que as empresas possam crescer com tranquilidade e gerar mais oportunidades. Esse é um passo essencial para tornar o Polo Oeste uma referência de desenvolvimento sustentável na nossa cidade”, diz Rafela Capellari, gerente de Indústria Comércio e Serviços.

As próximas etapas do projeto incluem a formalização das parcerias técnicas, a definição de um cronograma de execução e o acompanhamento periódico dos resultados. A proposta é que as ações implementadas sejam constantemente avaliadas e ajustadas, conforme as demandas da região.

#ParaTodosVerem A foto de capa mostra os envolvidos em foto pousada.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.