Presidente da CLDF defende câmeras com reconhecimento facial de ciclistas no Parque da Cidade


Nesta terça-feira (19/8), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou uma audiência pública, que juntou ciclistas de Brasília para discutir questões ligadas à segurança desses esportistas.

A reunião foi liderada pelo presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), que defendeu a implementação de câmeras com tecnologia de leitura facial, ressaltando que a medida exigirá um planejamento detalhado antes de ser concretizada.

A audiência contou com a participação dos órgãos responsáveis pelo trânsito — Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) — além da Administração do Parque da Cidade e de ONGs e diversos representantes da modalidade.

“A gente espera ouvir vocês, para encaminhar as melhores decisões. Essa contribuição é importante, porque os especialistas estão aqui, pois são vocês que estão nas ruas, passando pelos perigos”, ressaltou.

A expectativa é que as ideias discutidas durante a audiência se transformem em ações práticas, tornando o Distrito Federal cada vez mais seguro e acessível para todos os praticantes e entusiastas do ciclismo.

Abaixo-assinado

O encontro ocorreu dias após um abaixo-assinado, criado em 12 de agosto, pedir a implementação da Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC) no local. O documento já conta com mais de 800 assinaturas e pode ser assinado neste link.

Segundo o texto, a ideia é ofertar ao ciclista uma área segura para pedalar, e o Parque da Cidade seria o espaço ideal. O projeto é ousado e visa ser o maior do país, superando as APCCs de Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Fortaleza (CE), uma vez que o Parque da Cidade possui quase 10 quilômetros de ciclovia.

O objetivo dos ciclistas não é realizar obras e/ou intervenções drásticas no Parque. Para a implementação da área de proteção, seria necessária apenas a não circulação de carros em determinado horário no sentido sul/norte (do Campo da Esperança à Torre de TV, por exemplo), dando espaço e segurança para quem quiser treinar e pedalar com tranquilidade.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.