Primeira edição do projeto levou diversidade cultural e valorização de artistas locais à Praça Ary Coelho – CGNotícias


Campo Grande viveu um fim de tarde diferente nesta sexta-feira (10/05) com a realização da primeira edição do evento Cultura Vai à Praça. Promovido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, o projeto tem como proposta ocupar o centro da cidade com arte, cultura e movimento, aproximando a produção cultural local da população que circula diariamente pela região central.

O evento teve início às 17h30, na Praça Ary Coelho, ponto tradicional da capital, estrategicamente escolhido para alcançar um público amplo e diverso — pessoas saindo do trabalho, em horário de intervalo, em troca de turno ou mesmo esperando o transporte coletivo. A proposta é surpreender o cotidiano urbano com um cenário repleto de expressões artísticas e culturais acessíveis a todos.

“Trabalho em todas as praças culturais de Campo Grande, levo meus produtos, vendo geleias e conservas, fabrico as geleias e trago para pessoas na praça, vendo direto o consumidor. Foi um pedido de muitos artistas e artesãos e para a secretária, que a gente tivesse essa revitalização em Campo Grande, onde tantos expositores que não têm condições de pagar taxas para apresentar o seu trabalho. Então isso é muito importante, é algo que eu aposto, que eu desejo que vá muito certo”, diz Eliana Aparecida Tinti, artesã de 62 anos.

“Hoje eu trouxe artesanato em biscoit ponteiras de lápis, chaveiros e alguns arranjos, lembrancinhas e imãs de geladeira com tema da fauna pantaneira como araras, tucanos e capivaras Eu achei maravilhoso uma iniciativa como essa para nós artesões Espero que continue para que possamos mostrar para as pessoas, para população geral o nosso trabalho que é feito com muito carinho”, disse Vera Lúcia, de 59 anos.

A programação reuniu música ao vivo, feirinha de artesanato com foco em produtos regionais e uma praça de alimentação com doces caseiros, bolos e iguarias típicas. O destaque musical ficou por conta da apresentação da Banda de Música da Guarda Civil Metropolitana,Poliana Sanfoneira Chrislaine Lima e do cantor Zezé do Pantanal, que encantaram o público com um repertório variado, representando diferentes gêneros e estilos musicais.

“É um projeto pensado com muito carinho para valorizar os artistas da nossa terra e oferecer um momento de arte e cultura em meio à correria do dia a dia. Queremos que a população se sinta parte da cidade também por meio da cultura”, destacou o Secretário Executivo de Cultura Valdir Gomes.

A iniciativa faz parte de uma estratégia da Secretaria de Cultura de valorizar os artistas locais e democratizar o acesso à cultura nos espaços públicos. Segundo a Secretária Adjunta Jacqueline Vital, a previsão é que o Cultura Vai à Praça aconteça mensalmente, sempre com uma programação diversa, gratuita e com prioridade para talentos de Campo Grande. As datas e atrações das próximas edições ainda serão definidas e divulgadas.

Neste primeiro momento, o projeto está concentrado na Praça Ary Coelho, mas a expectativa é que futuramente se estenda também aos bairros, levando arte, música e cultura para ainda mais pessoas da capital sul-mato-grossense.

Com boa recepção do público e clima de celebração, o Cultura Vai à Praça estreia com êxito, consolidando-se como mais uma ação estratégica para ocupar a cidade com cultura, fortalecer a identidade local e aproximar a arte da vida cotidiana dos campo-grandenses.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.