Princesa do Japão visita Campo Grande em celebração aos 130 anos de relação entre os países – CGNotícias


Campo Grande recebeu nesta terça-feira (10), a visita oficial de Sua Alteza Imperial, Princesa Kako de Akishino, em celebração aos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. A passagem pela capital sul-mato-grossense integra o “Ano de Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão”, promovido pelos governos dos dois países para reforçar os laços comerciais, culturais e tecnológicos entre as nações. A solenidade aconteceu no Clube de Campo Associação Nipo Brasileira de Campo Grande, onde reuniu a comunidade nipônica e autoridades políticas de ambos os países.

“É um prazer imenso e uma honra recepcionar em nossa Capital, a Alteza Imperial e Princesa Kako, um dia de celebração dos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão. Essa recepção nos traz a lembrança da importância da comunidade japonesa, que faz parte da história da nossa cidade. Quero aqui enaltecer a relevância daqueles que aqui chegaram há muitos anos e que hoje, ajudaram a eleger Campo Grande como a segunda Capital em qualidade de vida do Brasil. Isto tudo se deve ao trabalho de todos aqueles que aqui chegaram e contribuíram com os nossos avanços socioeconômicos. Hoje, nós estamos reafirmando nossos laços de amizade, de respeito, ressaltando a importância de todas as comunidades nipônicas. Esta visita reforça a relevância da cooperação com o Japão, especialmente nas áreas de tecnologia, sustentabilidade, comércio e até na nossa culinária”, disse a prefeita Adriane Lopes.

O Japão é o segundo maior parceiro comercial do Brasil na Ásia, atrás apenas da China, e um dos principais investidores estrangeiros em território brasileiro, com destaque para os setores automotivo, elétrico, siderúrgico, de biocombustíveis e energia renovável. Em contrapartida, o Brasil exporta principalmente minério de ferro, frango, café, alumínio e milho, enquanto importa produtos manufaturados como autopeças, compostos químicos e circuitos integrados.

Este ano, o Brasil também estará presente na Exposição Universal, realizado na cidade japonesa de Osaka, até outubro de 2025, que tem como tema central “Projetando a sociedade do futuro para nossas vidas”. Segundo a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o País possui potencial para exportar para o Japão combustíveis, minerais, minérios, soja e celulose, milho, trigo, centeio, carne suína e bovina, entre outros produtos.

A visita da Princesa Kako a Campo Grande simboliza o fortalecimento da cooperação bilateral também em nível regional. Segundo o secretário municipal Ademar Silva Júnior (SEMADES), o Japão é um importante destino das exportações do agronegócio de Mato Grosso do Sul. “Além de fortalecer os laços culturais, temos a oportunidade de ampliar o comércio, o turismo e abrir novos mercados para nossas carnes, especialmente com o apoio estratégico do Corredor Bioceânico”, afirmou.

Campo Grande abriga atualmente a terceira maior colônia japonesa do Brasil, com mais de 15 mil descendentes, e preserva uma forte conexão com o Japão – inclusive no campo cultural, como com o sobá, eleito prato típico da Capital. No Brasil, vivem mais de 2 milhões de nikkeis, enquanto cerca de 211 mil brasileiros residem no Japão, que acolhe a quinta maior comunidade brasileira no exterior.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.