Professores readaptados da REME participam de formação com foco no assessoramento pedagógico – CGNotícias


A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realiza nesta sexta-feira (4), no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFOR), o Módulo III do curso “Caminhos e Perspectivas da Atuação dos Professores Readaptados no Assessoramento Pedagógico da Rede Municipal de Ensino”. O treinamento acontece em dois períodos: das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.

Com o tema “Possibilidades de atuação no processo de ensino e aprendizagem”, a ação é promovida em conjunto pela Divisão de Atenção à Saúde do Servidor (DASS) e pela Divisão de Apoio Técnico-Pedagógico (DIPED), com o objetivo de fortalecer a atuação dos professores readaptados nas unidades escolares da REME.

A proposta oferece subsídios pedagógicos para que os docentes em readaptação pudessem contribuir de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo atividades que complementem as práticas pedagógicas em seus respectivos contextos escolares. A iniciativa também busca promover o fortalecimento da autoestima, o senso de pertencimento e a valorização profissional desses educadores.

“A formação continuada dos nossos profissionais é uma prioridade da gestão. Este curso representa mais do que capacitação técnica: é um reconhecimento ao papel fundamental que os professores readaptados exercem no dia a dia das nossas escolas. Queremos que cada um se sinta valorizado, pertencente e essencial na construção de uma educação pública cada vez mais humana, inclusiva e de qualidade”, destaca o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt.

Durante o curso, os participantes vão se dividir em oficinas práticas, conforme inscrição prévia, com as seguintes temáticas:

  • Contação de história: uma arte para todos (Auditório)
  • Mosaico de ideias (Sala 1)
  • A biblioteca escolar como centro de formação de leitores (Sala 3)
  • O uso de tecnologias digitais (Sala 4)

Para a chefe da Divisão de Atenção à Saúde do Servidor (DASS), Laine Paes de Matos Corrêa, o cuidado com os profissionais também passa pela valorização de seus saberes e experiências.

“Quando falamos em saúde do servidor, falamos também em pertencimento, reconhecimento e oportunidade de ressignificação. Este módulo é mais do que um espaço formativo, é um convite à construção de novos caminhos possíveis dentro da escola”, afirma.

A chefe da Divisão de Apoio Técnico-Pedagógico (DIPED), Maria José do Amaral, ressalta a importância da atuação dos professores readaptados no cotidiano das unidades escolares.

“A atuação pedagógica dos professores readaptados é potente e necessária. Com o devido suporte, eles contribuem significativamente com o assessoramento às práticas docentes, sendo parte ativa da construção coletiva da aprendizagem”, reforça.

A formação reafirmou o compromisso da SEMED com a valorização de todos os profissionais da educação, reconhecendo o papel essencial dos professores readaptados no assessoramento pedagógico e na consolidação de uma educação pública de qualidade em Campo Grande.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.