A maioria dos brasileiros afirma que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não será capaz de tornar Jair Bolsonaro (PL) apto a concorrer às eleições em 2026. O levantamento é da pesquisa Genial/Quaest, divulgado nesta terça-feira (28/7).
Para 59% dos entrevistados, Trump não é capaz de inverter a inelegibilidade de Bolsonaro. Enquanto 31% acreditam na possibilidade do ex-presidente voltar a ser elegível e outros 10% não sabem ou não responderam.
Bolsonaro está inelegível por abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência, realizadas no dia 7 de setembro de 2022, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A consulta foi feita entre 10 a 13 de julho. Um dia após o líder da Casa Branca anunciar a imposição de tarifas de 50% sobre produtos vindos do Brasil. Na carta endereçada ao governo brasileiro, Trump pediu o fim do julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro é acusado de participar de uma suposta trama golpista.
“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato — inclusive pelos Estados Unidos — é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar acontecendo. É uma caça às bruxas que deve acabar imediatamente”, escreveu o republicano.
A pesquisa
Foram feitas 2.004 entrevistas com pessoas acima de 16 anos em todo o país, de forma presencial, onde a pergunta chave foi: “Trump é capaz de inverter a inelegibilidade de Bolsonaro?”.
A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, com nível de 95% de confiança.