Senado: presidente da CCJ contraria oposição e mantém sabatinas


O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), disse à coluna que vai manter as sabatinas de indicados para agências reguladores e tribunais superiores, apesar do boicote da oposição.

Como o Metrópoles noticiou, senadores bolsonaristas atuam para tentar evitar essas sabatinas. O movimento seria uma resposta à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro determinada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

3 imagensPresidente da CCJ disse que proposta que aumenta numerpo de cadeira de deputados não é proridadeJair BolsonaroFechar modal.1 de 3

Para o líder do PSD, os parlamentares devem focar em outras pautas

Marcos Oliveira/Agência Senado2 de 3

Presidente da CCJ disse que proposta que aumenta numerpo de cadeira de deputados não é proridade

Marcos Oliveira/Agência Senado3 de 3

Jair Bolsonaro

Rafaela Felicciano/Metrópoles

“Só (não vou fazer as sabatinas) se eles (bolsonaristas) ocuparem aqui. Se eles não ocuparem, eu venho. Dou minha presença. Se tiver 14 (senadores), eu abro”, disse Otto Alencar à coluna.

O presidente da CCJ disse ter recebido indicados para as agências e tribunais ao longo da terça-feira (5/8). Entre eles, a procuradora alagoana Marluce Caldas, indicada de Lula para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Otto Alencar também recebeu em seu gabinete o advogado Artur Watt Neto, indicado pelo governo Lula para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Leia também

Beija-mão e boicote

O beija-mão dos indicados também envolveu outros senadores. Presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Marcos Rogério (PL-RO) recebeu na terça-feira o desembargador Carlos Brandão, indicado por Lula ao STJ.

Rogério, no entanto, tem prometido suspender as sabatinas dos indicados para agências reguladoras na comissão até que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), paute alguma proposta que beneficie Bolsonaro.

A comissão chefiada pelo senador é responsável por votar indicações para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Agência Nacional de Mineração (ANM).

Em julho, Alcolumbre anunciou que as sabatinas dos indicados para agências reguladoras e tribunais superiores ocorreriam na semana entre 11 e 15 de agosto. A intenção é, inclusive, já votá-las no plenário na mesma semana.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.