Senadores embarcam rumo aos EUA para negociar “tarifaço” de produtos brasileiros


A comitiva de senadores brasileiros da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) inicia, na próxima segunda-feira (28), uma série de compromissos na tentativa de reverter as tarifas de 50% impostas pelo governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros como aço e alumínio. Os oito parlamentares embarcam hoje para Washington.

Conforme as diretrizes acordadas com o Itamaraty, a missão terá caráter exclusivamente institucional, voltado ao diálogo e ao fortalecimento das relações bilaterais, sem envolvimento direto em negociações formais com a Casa Branca. A expectativa dos senadores é realizar uma “interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os EUA”.

Na segunda, as atividades terão início pela manhã, com recepção na residência oficial da embaixadora do Brasil em Washington. Jornalistas poderão registrar a chegada dos parlamentares no local. Na parte da tarde, os senadores se reúnem com lideranças empresariais e representantes do Brazil-U.S. Business Council na sede da U.S. Chamber of Commerce, onde será permitido o registro de imagens externas. As discussões internas, no entanto, terão cobertura exclusiva da assessoria oficial, que divulgará posteriormente registros e informações institucionais.

O segundo dia da agenda inclui reuniões estratégicas com autoridades norte-americanas. Todos os compromissos serão fechados à imprensa, com divulgação posterior de fotos, vídeos e conteúdos produzidos pela equipe oficial da missão.

Na manhã de quarta-feira, último dia da missão, os parlamentares visitarão a Americas Society/Council of the Americas. A programação se encerra com uma coletiva de imprensa, na sede da Embaixada do Brasil em Washington, que deve marcar o balanço oficial da missão, com declarações dos parlamentares sobre os avanços e resultados obtidos nas negociações.

A comitiva é liderada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Dos oito senadores que integram a comissão temporária criada para dialogar sobre as tarifas, quatro ocupam vagas titulares no grupo. Além do presidente, estão confirmados como titulares Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado; Tereza Cristina (PP-MS); e Fernando Farias (MDB-AL). Completam a delegação, na condição de suplentes, os senadores Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin (PP-SC), Rogério Carvalho (PT-SE) e Carlos Viana (Podemos-MG).



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.