21.03.2025 · 7:36 · Vereador Delei Pinheiro
Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado hoje (21) o vereador Delei Pinheiro falou sobre a inclusão e desafios no sistema. Para o vereador Delei, é importante ampliar o acesso à educação inclusiva, mercado de trabalho e atendimentos especializados.
A Síndrome de Down (ou trissomia do cromossomo 21) é uma condição genética causada pela presença de um cromossomo 21 extra, total ou parcialmente. Afeta o desenvolvimento físico e cognitivo, mas a qualidade de vida das pessoas com essa síndrome tem melhorado significativamente com avanços médicos e inclusão social.
Nas últimas décadas, a sociedade tem evoluído em relação à inclusão de pessoas com Síndrome de Down. Hoje, muitas delas frequentam escolas regulares, trabalham em diversas áreas e participam ativamente da sociedade. Programas de estímulo precoce, atendimento multidisciplinar e suporte familiar são fundamentais para o desenvolvimento.
Hoje, com acompanhamento médico adequado, muitos vivem mais de 60 anos. No entanto, são mais propensas a condições como problemas cardíacos congênitos, hipotireoidismo e Alzheimer precoce.
Apesar dos avanços, ainda há desafios. O preconceito e a falta de acessibilidade podem limitar oportunidades de educação e trabalho. De acordo com o vereador Delei Pinheiro é preciso envolvimento e Engajamento. “Campanhas de conscientização e políticas públicas são essenciais para garantir direitos e promover a inclusão plena”, frisou o vereador.
“A Síndrome de Down não define uma pessoa. Cada indivíduo tem suas próprias habilidades, sonhos e potenciais. A sociedade só tem a ganhar ao valorizar a diversidade e promover oportunidades para todos”, finalizou o vereador Delei Pinheiro.
Alessandra Izaac
Assessoria de Imprensa do Vereador