Subea realiza mais de 9 mil atendimentos entre janeiro e maio de 2025 – CGNotícias


A Superintendência de Bem-Estar Animal (Subea) registrou, entre janeiro e maio deste ano, o atendimento a 9.272 animais, sendo 5.017 cães e 4.255 gatos. Os atendimentos fazem parte das ações permanentes da Subea voltadas para a saúde e bem-estar dos animais em Campo Grande.

Os principais serviços oferecidos pela superintendência incluem consultas veterinárias, vacinação antirrábica e polivalente (para cães), vermifugação, administração de medicamentos para controle de pulgas e carrapatos, microchipagem, avaliação para castração e encaminhamento para cirurgias. Todos esses serviços são gratuitos e visam atender tutores em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o superintendente da Subea, Edvaldo Salles, os resultados expressivos mostram o compromisso da equipe com a causa animal.

“Nosso trabalho é garantir o acesso da população a cuidados veterinários de qualidade e combater o abandono por meio da conscientização e do controle populacional. Estamos avançando cada vez mais nesse objetivo”, afirmou.

A Subea atua por meio de três frentes principais de atendimento:

Unidade Central (Ubea), que oferece 30 senhas diárias – 10 para castração e 20 para consultas, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. As quartas-feiras, os atendimentos são exclusivos para ongs e protetoras cadastradas com o órgão;

Consultório Móvel Veterinário, que semanalmente está em um bairro diferente, levando atendimento básico às regiões mais afastadas;

Programa Subea Itinerante, voltado para ONGs e tutores que abrigam mais de 15 animais em suas residências.

O serviço mais procurado continua sendo a castração, com 5.534 animais encaminhados para uma das nove clínicas credenciadas pela Prefeitura. Isso representa uma média de 1.106 animais encaminhados por mês.

Para a diretora executiva da Subea, Ana Luiza Lourenço, a castração é um pilar fundamental nas políticas públicas de proteção animal.

“A castração é essencial para o controle populacional e para prevenir doenças, além de reduzir os casos de abandono. É uma ação de saúde pública e de cuidado com a cidade como um todo”, destaca.

Entre as regiões da cidade, Anhanduí lidera o número de atendimentos com 2.024 animais, seguida por Lagoa, com 1.890 e Imbirussu, com 1.493 animais atendidos. Os números reforçam a capilaridade das ações da superintendência, que se esforça para atender todas as regiões de forma equitativa.

Para ter acesso aos serviços, o tutor deve apresentar documento com foto, comprovante de residência e comprovante de inscrição no Cadastro Único (NIS).

Serviços

A programação mensal do Consultório Móvel está disponível no site da prefeitura e nas redes sociais da superintendência @subeacg. Já o programa Subea Itinerante, pode ser solicitado através do telefone 2020-1397.

Endereço Ubea – Rua Rui Barbosa, 3538 – Vila Alta.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.