Tarcísio se manifesta sobre tarifas de Trump ao Brasil e culpa Lula


O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), afirmou nessa quarta-feira (9/7) que a culpa pela imposição da tarifa de 50% aos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita por meio de uma postagem na rede social X.

Na publicação, Tarcísio acusa Lula de ter colocado a ideologia acima dos interesses econômicos do Brasil e de “prestigiar ditaduras”.

“Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado. Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil. Outros países buscaram a negociação”, escreveu o governador de São Paulo.

Confira:

Mais adiante no texto, Tarcísio ainda acusou o presidente Lula de utilizar a figura de Bolsonaro para se esquivar da suposta responsabilidade da medida adotada pelos EUA contra o Brasil.

“Não adianta se esconder atrás do Bolsonaro. A responsabilidade é de quem governa. Narrativas não resolverão o problema”, frisou Tarcísio.

Todos os produtos exportados pelo Brasil para os EUA eram taxados, até então, em ao menos 10%. No entanto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nessa quarta, por meio de carta enviada a Lula, que a alíquota vai passar de 10% para 50%. A taxa entra em vigor a partir de 1º de agosto.

De acordo com Trump, a decisão de aumentar as tarifas contra o Brasil acontece após “ataques insidiosos” contra eleições livres no país. Na carta, o presidente dos EUA voltou a criticar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.