Tarifaço de Trump derruba preços de carnes e frutas no Brasil e café dispara


A ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros já começa a gerar impacto nos preços de alimentos no mercado interno. O Brasil, maior exportador de carnes, frutas, suco de laranja e café para os EUA, vê os reflexos da crise comercial mesmo antes de a medida entrar em vigor, em 1º de agosto.

De acordo com dados de mercado, os preços das carnes e frutas brasileiras estão em queda no atacado, impulsionados pela retração nas encomendas do mercado norte-americano. Já o café segue movimento contrário: os contratos futuros dispararam na Bolsa de Nova York e o preço começa a subir também no Brasil, revertendo uma tendência de baixa registrada nas últimas semanas.

Entre os dias 24 de junho e 21 de julho, o preço da carne no atacado brasileiro caiu 7,8%. A arroba do boi gordo teve redução semelhante: 7,5%. A desaceleração se soma a um movimento de queda iniciado após o pico de quase 21% no ano passado, e que deve se aprofundar com a realocação de parte da produção voltada ao mercado externo.

No caso do café, a valorização nos Estados Unidos pode abrir uma nova janela de exportação a preços mais altos, o que eleva os preços também no Brasil. “Há uma valorização internacional que já começa a influenciar o mercado interno”, aponta o pesquisador Thiago Bernardino de Carvalho, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP).

Especialistas ainda evitam cravar uma relação direta entre o movimento de preços e a tarifa anunciada por Trump, mas reconhecem que há uma conexão clara entre a expectativa de novos custos e o comportamento do mercado.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.