Tropas de Israel voltam a invadir território da Síria


As Forças de Defesa de Israel (FDI) voltaram a invadir a Síria neste domingo (14/9) e realizaram operações na província de Dara, segundo informações da mídia estatal do país.

Militares israelenses invadiram bairros residenciais, fazendo buscas em casas de moradores da província localizada no sudeste do país. Operações também foram realizadas nas cidades de Saysoun e Jamla, próximas à zona desmilitarizada que separa o território da Síria das Colinas de Golã — área síria ocupada por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Em comunicado, o Exército de Israel confirmou a operação, mas negou que militares invadiram casas de civis. De acordo com as FDI, a ação visou um posto de comando abandonado na região, onde “toneladas de armas”, como explosivos, minas, mísseis portáteis e morteiros teriam sido apreendidas.

Desde a queda de Bashar al-Assad, em dezembro do último ano, Israel intensificou operações e bombardeios na Síria. O objetivo, segundo o governo de Benjamin Netanyahu, é destruir a capacidade militar do país. 

Em julho, as FDI realizaram ataques contra a capital síria, Damasco, atingindo áreas próximas ao Palácio Presidencial e o Ministério da Defesa. Na época, a Síria vivia uma nova crise interna, envolvendo disputas étnicas entre beduínos e a minoria drusa, que mantém laços históricos israelenses.

Um cessar-fogo entre Síria e Israel foi anunciado pelos Estados Unidos dias após os bombardeios. As FDI, porém, continuam realizando ataques esporádicos contra o país.

 



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.