Trump assina ordem que encerra décadas de sanções contra a Síria


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que encerrou as décadas de sanções contra a Síria. A medida foi divulgada pelo governo norte-americano nesta segunda-feira (30/6).

Novo governo da Síria

Em um comunicado, a Casa Branca informou que a maioria das sanções contra o país, agora comandado por Ahmed al-Sharaa, foram encerradas. As retaliações contra antigos aliados do regime de Bashar al-Assad, incluindo o ex-presidente sírio, seguem em vigor.

Leia também

Trump ainda ordenou que a Síria não fosse mais classificado como um Estado Patrocinador do Terrorismo, além da remoção do atual presidente do país, Ahmed al-Sharaa, e o grupo Hayat Tahrir Al-Sham (HTS) da lista de Terroristas Globais Especialmente Designados.

Em maio, Trump se reuniu com al-Sharaa na Arábia Saudita. No encontro, o presidente norte-americano deu sinal verde para o novo governo sírio — apesar do passado do atual líder sírio, que chegou a atuar como chefe da Al-Qaeda na Síria durante anos. 

4 imagensFechar modal.1 de 4

Divulgação/Presidência da Síria2 de 4

Divulgação/Presidência da Síria3 de 4

4 de 4

Divulgação/Casa Branca

Na época, o presidente dos EUA afirmou que retiraria as sanções norte-americanas contra a Síria, em vigor desde 1979. Para Trump, o gesto busca dar ao novo governo sírio uma “chance de grandeza”. 



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.