Vegetal barato é considerado um superalimento que regula o intestino


Nas feijoadas de domingo, a couve-manteiga é um daqueles vegetais versáteis que faz toda a diferença no sabor do prato. Além de ser acessível e saborosa, a hortaliça verde-escura é uma potente aliada da saúde – especialmente quando o assunto é regular o funcionamento do intestino.

Leia também

Segundo a nutricionista esportiva Rayanne Marques, o que faz da couve-manteiga um superalimento é a rica presença de fibras, vitaminas A, C e K, além de minerais como cálcio, ferro e magnésio.

3 imagensExistem alguns tipos de couve: cabocla, japonesa e a manteiga são alguns exemplosA couve tem propriedades anti-envelhecimentoFechar modal.1 de 3

Couve é um vegetal crucífero

Getty Images2 de 3

Existem alguns tipos de couve: cabocla, japonesa e a manteiga são alguns exemplos

bhofack2/Getty Images3 de 3

A couve tem propriedades anti-envelhecimento

Antoni Shkraba/Pexels

Para quem sofre com intestino preso, o vegetal é considerado um verdadeiro remédio natural. “Suas fibras aumentam o volume das fezes e estimulam o trânsito intestinal. Ele também contribui para o equilíbrio da microbiota, o que melhora a digestão e a absorção de nutrientes”, detalha Rayanne.

Foto colorida de mulher segurando o desenho de um intestino. Ela está próximo de uma mesa com frutas - MetrópolesUma alimentação equilibrada torna a flora intestinal mais saudável

As vantagens vão além de aliviar os desconfortos da constipação. A potente presença de nutrientes também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a proteção das células contra o envelhecimento precoce e ainda auxilia na saúde dos ossos e do sangue.

Vegetal verde-escuro é aliado no tratamento de doenças

Por conta da sua ação anti-inflamatória, a couve-manteiga figura como um importante aliado no tratamento de doenças. “Ela promove uma desintoxicação do organismo e protege contra doenças cardiovasculares. Os antioxidantes presentes no vegetal ainda ajudam na prevenção da diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer”, afirma Rayanne Marques.

Jovem mulher asiática se alimentando em cozinha - MetrópolesUma alimentação saudável é crucial para o bem-estar

Apesar de ser um alimento extremamente saudável, a nutricionista alerta para um cuidado importante: pessoas com problemas de tireoide, especialmente hipotireoidismo, devem preferir o consumo da couve cozida. “Vegetais crucíferos crus podem interferir na absorção de iodo, por isso é bom consultar um nutricionista nesses casos.”

De acordo com Rayanne, as porções diárias do alimento também precisam ser controladas se quiser aproveitar toda a potencialidade do vegetal. A profissional indica o consumo de uma a duas porções por dia — o equivalente a cerca de ½ xícara a 1 xícara por refeição. “É interessante  variar as formas de preparo, entre refogada, em sucos ou sopas, para aproveitar seus diferentes nutrientes”, conclui.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.





Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.