Existem seis tipos de alimentos que todas pessoas, sobretudo os portadores de diabetes ou colesterol alto, deveriam evitar consumir ao máximo. Eles são conhecidos por turbinar os níveis de açúcar no sangue.
Alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, biscoitos recheados e bebidas açucaradas, podem aumentar o risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2. Logo, se você já diabético, a recomendação é fugir desse tipo de alimento. Isso porque o seu quadro pode evoluir e a sua saúde pode acabar ficando mais frágil.
Conforme um estudo da Universidade de Cambridge e do Imperial College London, publicado na revista The Lancet Regional Health Europe, substituir os ultraprocessados pode reduzir o perigo de desenvolver a diabetes tipo 2.
Diabetes e alimentos ultraprocessados
Bom, os alimentos ultraprocessados passam por diversas modificações durante o processo de fabricação, como a adição de conservantes, corantes e sabores artificiais.
O estudo de Cambridge contou com a participação de cerca de 311 mil pessoas, sendo que, ao final da pesquisa, 14.236 pessoas haviam sido diagnosticadas com diabetes tipo 2. De acordo com o estudo, o aumento de 10% no consumo de alimentos ultraprocessados, como os salgadinhos e refrigerantes, aumentou em cerca de 17% o risco de desenvolver a doença.
Veja a lista completa de alimentos no TV Foco, parceiro do Metrópoles.