Vereador Dr. Lívio encerra oitivas da CPI  com gestores municipais – Câmara Municipal de Campo Grande


10.07.2025 · 7:08 · Vereador Dr. Lívio

Na manhã desta quarta-feira (09), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo da Câmara Municipal de Campo Grande realizou a última oitiva no plenário da Casa de Leis. Foram ouvidos os gestores Catiana Sabadin Zamarrenho, secretária especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas; Andréa Luiza Torres de Figueiredo da Silva, diretora-adjunta da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran); e Ednei Marcelo Miglioli, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.

A reunião, conduzida pelo presidente da CPI, vereador Dr. Lívio teve como foco o diagnóstico da infraestrutura viária que sustenta o transporte coletivo na cidade.

Durante a oitiva, os gestores revelaram que Campo Grande possui atualmente cerca de 40 km de linhas de ônibus sem pavimentação asfáltica e que 70% da malha viária da capital precisa de recapeamento. Foi informado ainda que está em andamento um programa de requalificação do pavimento, com o objetivo de recapear integralmente a cidade.

Foram discutidas as obras dos corredores de ônibus já realizadas, em andamento e as paradas, estrutura dos pontos de ônibus e novos projetos de mobilidade urbana, como as ciclovias, além das dificuldades enfrentadas pela prefeitura para execução dos investimentos necessários.

Um dos principais entraves destacados é a falta de recursos financeiros do Executivo, especialmente em relação à contrapartida necessária para obras financiadas, que representa cerca de 40% do valor total dos investimentos, conforme explicou o secretário Marcelo Miglioli.

Para o presidente da CPI, vereador Dr. Lívio, o trabalho da comissão tem sido fundamental para trazer à tona questões negligenciadas há anos. “Este é um marco importante. Desde 2012, o transporte coletivo não era tratado com seriedade. Estamos expondo as mazelas enfrentadas pelos usuários e, mais que isso, apontando caminhos. O transporte público precisa ser prioridade, como a saúde e a educação. Mobilidade urbana também é dignidade”, explicou.

Dr. Lívio reforçou ainda que a CPI não se encerra com a entrega do relatório final. “Este é apenas o começo de um novo capítulo, onde a mobilidade urbana vai ser tratada como prioridade na gestão pública”, afirmou.

A fase final da CPI é a produção do relatório, na qual cada integrante fará seus apontamentos, com suas impressões e levantamentos, que serão entregues a relatora, vereadora Ana Portela, responsável pelo documento final, que deve ser entregue por volta do dia 15 de agosto.

Assessoria de Imprensa do Vereador



Veja Matéria Completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.