Vereador Rubinho Nunes é cassado por ter postado laudo falso de Boulos


A Justiça Eleitoral cassou, nesta sexta-feira (30/5), o mandato do vereador Rubinho Nunes (União Brasil), por ter publicado um laudo falso que indicaria um suposto consumo de drogas do deputado federal Guilherme Boulos (PSol), candidato à Prefeitura de São Paulo à época, em 2024.

Na decisão, o juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral, afirmou que o parlamentar fez uso indevido dos meios de comunicação social por ter publicado o laudo falso junto com o também candidato à administração municipal, Pablo Marçal (PRTB). A atitude do empresário é julgada em outro processo judicial.

“Não há dúvidas de sua atuação [Rubinho Nunes] na publicação do laudo falso em desfavor de Boulos, o que restou incontroverso já na primeira manifestação defensiva, pois em momento algum o investigado negou que tenha realizado tal publicação”, concluiu o magistrado.

Além da cassação, o juiz ainda determinou que Rubinho Nunes fiquei inelegível por oito anos. A decisão foi tomada em primeira instância e ainda cabe recurso. A cassação não tem efeito imediato.


O que diz o vereador

  • Rubinho Nunes comentou que respeita a decisão do juiz, mas discorda e que irá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral “com a consciência de que não houve qualquer ilegalidade”.
  • Ao se defender sobre o laudo, o vereador cassado disse que só o publicou pois o material já havia sido postado pelo candidato a prefeito, “sem qualquer interferência minha [Rubinho Nunes].
  • O parlamentar ainda disse que a postagem ficou no ar por pouco mais de 20 minutos, sendo apagada assim que surgiram notícias sobre a falsidade do laudo.
  • “A defesa do parlamentar reforça que não houve dolo, nem impacto comprovado nas eleições. O próprio Ministério Público Eleitoral se manifestou pela improcedência da ação, destacando que o caso não afetou a lisura do pleito e sequer deveria ser tratado como abuso de poder”.
  • Ainda de acordo com a defesa do parlamentar, Rubinho segue no exercício do mandato.

 



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.