Vereadores iniciam votação do orçamento de 2026 durante a 42ª Sessão Ordinária


A Câmara Municipal de Dourados realizou, nesta segunda-feira (24), a 42ª Sessão Ordinária do ano, marcada pelo início da votação do Projeto de Lei nº 180/2025, de autoria do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício financeiro de 2026. A matéria foi analisada em 1ª discussão e votação, abrindo o prazo regimental para apresentação de emendas.

O vereador Márcio Pudim (PSDB) destacou que o orçamento previsto para 2026 está estimado em R$ 2,15 bilhões, representando um crescimento de aproximadamente 10,6% em relação ao orçamento de 2025. “Hoje iniciamos a análise do projeto e, nos próximos 15 dias, os vereadores poderão apresentar emendas e aprofundar seus estudos, para que o orçamento seja votado em primeira e segunda discussão, e possamos encerrar o ano com sua aprovação”, explicou.

Os vereadores também votaram em 1ª discussão e votação o Projeto de Lei nº 178/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o Plano Plurianual do Município de Dourados, para o período de 2026 a 2029; o Projeto de Lei Complementar nº 019/2025, de autoria do vereador Dalton Santos (PL), que altera o anexo V – Sistema Viário da lei Complementar 205, de 19 de outubro de 2012, que dispõe sobre Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo Viário do Município de Dourados e dá outras providências e o Projeto de Lei nº 214/2025, de autoria do vereador Cemar Arnal (PP), que declara de Utilidade Pública a Associação Fraternidade Espírita Maria de Nazaré.

A Câmara também aprovou 12 projetos de decreto legislativo, que concedem honrarias a pessoas, entidades e instituições por relevantes serviços prestados ao município ou por datas comemorativas relacionadas à sua trajetória. Entre eles o Título de Cidadão Douradense ao Subtenente Ederley Mafra de Castro, de autoria do vereador Sargento Prates (PL); o Diploma de Jubileu de Heliotrópio a Josiel Pereira de Andrade, pelos 49 anos, também de autoria do vereador Sargento Prates; Diploma de Jubileu de Bronze à Escola Municipal Coronel Firmino Vieira de Matos, pelos 51 anos de fundação, proposição do vereador Dalton Santos (PL); Diploma de Jubileu de Álamo à Sra. Maria Moreira de Araújo, pelos 90 anos, também do vereador Dalton Santos; Prêmio Servidor Público Cidadão à Dra. Valéria Nobre Lemos, por desempenho funcional exemplar, proposição do vereador Sergio Nogueira (PP); Medalha de Mérito Legislativo 20 de Dezembro José Elias Moreira ao Sr. Samuel Alves de Oliveira, também proposto pelo vereador Sergio Nogueira; Diploma de Honra ao Mérito ao Sr. Klinger Rodrigues Pires Junior, proposição do vereador Edson Souza(União); Diploma de Jubileu de Ouro à empresa Recuperadora Brás Soldas Ltda, pelos 50 anos de fundação, proposição dos vereadores Laudir Munaretto (MDB) e Edson Souza; Diploma de Jubileu de Cristal à Livraria Canto das Letras, pelos 15 anos, proposição do vereador Franklin (PT); Diploma de Jubileu de Macieira ao Sindicato Rural de Dourados, pelos 74 anos de fundação, proposição do vereador Marcelo Mourão (PL); Diploma de Jubileu de Hematita ao Sr. Jasper Batista Gonçalves, pelos 28 anos de atuação no setor da beleza e Diploma de Jubileu de Prata ao Sr. Francisco Ferreira da Silva, pelos 25 anos de serviços prestados à comunidade, proposições do vereador Dill do Povo (União).

Tribuna Livre destaca o Novembro Negro

A sessão contou ainda com a participação do presidente do Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-Brasileiros (Comafro), Ailson do Carmo de Souza, que utilizou a Tribuna Livre para abordar a importância do Novembro Negro e das políticas públicas de promoção da igualdade racial. “O mês da Consciência Negra nos lembra da humanidade da população negra. Ao longo da história, nossa humanidade foi negada, e mesmo após o fim da escravidão, o povo negro continou sendo tratado como objeto. Dourados tem 60% de sua população autodeclarada preta ou parda, e por isso, precisamos discutir cada vez mais políticas públicas de igualdade para o nosso povo”, afirmou.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.